“Vamos para as ruas ouvir os moradores” – Roberto Nobre, novo administrador regional do Guará

A cidade tem um novo administrador regional, após três anos de gestão de Luciane Quintana. Filho do Guará, onde nasceu e mora há 49 anos, Roberto Nobre da Silva assumiu o cargo na segunda-feira, 15 de agosto, com a missão de melhorar a interação da Administração Regional com a comunidade, ouvir as demandas in locu e agilizar as soluções.
Indicado pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso, Roberto Nobre tem uma larga experiência no serviço público como assessor especial do governador Ibaneis, assessor parlamentar na Câmara Legislativa, além de mais de dez anos de serviços no 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará.

 

Como recebeu o convite para assumir a Administração do Guará? Fazia parte dos seus planos e sonhos?

O sonho a gente sempre tem, principalmente numa cidade que você gosta. Lembro de quando era criança e o administrador ia até a escola onde eu estudava para hastear a bandeira, aquilo tocava muito em mim. Como é legal ter o administrador aqui perto da gente, uma autoridade… Então eu já sonhava. Quando entrei na carreira política, principalmente no início do governo Ibaneis, quando fui convidado para assumir uma subsecretaria (Subsecretaria de Assuntos Distritais), quando era responsável por acompanhar os projetos de lei de interesse do governo na Câmara Legislativa, essa vontade de ajudar minha cidade aumentou. Depois fui convidado a assumir a Subsecretaria de Articulação do Trabalho, onde assumi uma nova missão que era atender os sindicatos e categorias trabalhistas. Então, já tenho experiência em lidar com lideranças comunitárias, e agora estou em um novo momento da minha vida, aqui no Guará.

Você também teve uma experiência na Câmara Legislativa.

Fui assessor parlamentar na Câmara Legislativa por quatro anos, antes de receber o convite para tratar dos assuntos legislativos no governo.

“Como morador, estou aqui para ser cobrado. Estou representando a cidade e o povo guaraense. Podem contar comigo, pois não abro mão de ouvir a comunidade. E vou tentar resolver na hora as demandas”
E na segurança pública…

Sou segundo sargento da Polícia Militar, onde eu tudo aprendi, a ter uma conduta diferenciada, a me policiar sobre os assuntos que eu tenho que tomar uma decisão. Fiquei 24 anos na Policia Militar e fui pra reserva. Minha paixão pelo Guará é tão grande que mesmo na Polícia Militar eu trabalhei aqui (no 4º Batalhão), desde recruta. Foram mais de dez anos no Guará, então conheço cada detalhe, cada foco de criminalidade, cada local de risco da cidade.

Antes de assumir a Administração, você observava o que a cidade mais precisava. Nessas suas observações como morador, o que você acha que a cidade precisa e o que pretende fazer?

É uma cidade diferente das outras, com demandas específicas. Por isso, vamos ouvir essas demandas de perto, dos próprios moradores. A partir de agora, a equipe da Administração, sob a minha coordenação, vai para as ruas todos os dias anotar o que a comunidade precisa. Vamos ouvir também as lideranças comunitárias de todos os segmentos. O morador não precisa mais vir à Administração para protocolar suas reivindicações, basta nos encontrar onde estivermos. Vamos divulgar um calendário com essas visitas itinerantes e eu mesmo estarei lá para dar solução aos pedidos. Daremos encaminhamento às demandas no mesmo momento, para cada equipe específica.

A Administração vai estar nas ruas todos os dias? Como será seu expediente na Administração?

Sim, todos os dias. Nem venham a Administração me procurar, porque foi estar na rua. Estarei a semana toda na rua. As minhas pautas administrativas vou cumprir depois do expediente. Depois das 18h, podem me encontrar na Administração despachando, analisando os projetos e fazendo os encaminhamentos. Vamos analisar as demandas da Ouvidoria para poder priorizar as quadras que vamos visitar em sequência.

Uma das dificuldades da Administração nos últimos anos foi a execução do orçamento, principalmente das emendas parlamentares, que são enviadas para execução por outros órgãos, por falta de corpo técnico especializado. Vai continuar assim, ou pretende qualificar ou buscar reforço para licitar e contratar as obras pela própria Administração?

Nós estamos com uma equipe muito bem preparada, que eu confio. Mas, se necessário, vamos reforçá-la, dentro das possibilidades que o governo oferece. Tendo o amparo jurídico, vamos executar da melhor forma possível.