Em visita ao Guará, Leandro Grass promete investimentos

Nesta quarta-feira (31 de agosto), Leandro Grass — candidato ao governo do Distrito Federal pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) — visitou, ao lado de moradores da região, o Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, o Cave, e a Feira do Guará, dois pontos tradicionais da cidade que o candidato promete revitalizar.
Além desses dois locais, Leandro anunciou outras promessas de melhorias para a cidade, como a revitalização do Parque Ezechias Heringer, as praças e o Centro de Convivência do Idoso. “O Guará é uma cidade com muito potencial e uma capacidade empreendedora gigantesca, e basta ser valorizada para ser ainda melhor”, afirma o candidato, que já morou no Guará e ainda tem familiares na cidade.
Ele também prometeu melhorar a saúde e ampliar a estrutura para os profissionais do Hospital do Guará.
Sobre o Cave, Leandro Grass lembrou que o espaço já foi usado por muitas gerações , tanto do Guará, quanto de outras regiões administrativas que o frequentavam. “Vamos envolver as secretarias de Esporte e Cultura e buscar investimentos para revitalizar o Complexo. O Cave voltará a ser um espaço de cultura e prática esportiva, vai revelar novos talentos e movimentar a cidade”, afirmou.

Abandono

Abandonado há mais de quatro anos, o Complexo do Cave é um dos locais dedicados ao esporte e ao lazer mais tradicionais do Distrito Federal e inclui um ginásio de esportes, estádio, skate park, teatro de arena, clube e espaço cultural. Esquecido, o local precisa de reformas estruturais, pois está ocupado pelo mato, com pouca iluminação e sem nenhuma segurança.
Leandro é contra a Par-ceria Público Privada (PPP) anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, em um edital, no início deste ano. Com R$ 31,7 milhões, a PPP seria para construir, reformar, modernizar e fazer a manutenção e operação do Cave — mas nada, ainda, foi feito. Em uma audiência realizada em 2021 a população manifestou o interesse em manter a gestão pública do Cave, decisão reiterada no encontro dessa semana. “A PPP proposta tem cara de privatização e não vai servir às pessoas de verdade”.

Atração turística

Sobre a Feira do Guará, Leandro ressaltou que é um importante ponto turístico do DF, que pode atrair mais atenção se o governo comunicar melhor a importância do local, a quantidade de empreendimentos, produtos e a diversidade cultural que tem ali. “Pretendemos fortalecer essa e outras feiras do DF, fornecendo infraestrutura, segurança e estacionamento. Precisamos fazer a população entender a importância das feiras para os pequenos e os micro negócios, e para a geração de renda”, completa.
Além dessas propostas para o Guará, o plano de governo de Leandro Grass pretende fazer mudanças profundas na administração do DF, por meio de um novo modelo de gestão para envolver as principais áreas que afetam a vida da população.

Saúde

“O sistema público de saúde será reorganizado para fortalecer a atenção básica e a prevenção. O objetivo é fortalecer o atendimento à população nas Unidades Básicas (UBS), que devem estar preparadas para atender toda a população, aparelhadas e com pessoal suficiente para fazer o primeiro atendimento e encaminhar os casos mais graves para UPAS e hospitais. A contratação de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde será ampliada, com incentivos salariais e pela adesão ao Mais Médicos, que será restaurado pelo governo Lula”, enumerou o candidato.

DF em Paz

“A segurança da população será assegurada pelo aumento e melhor distribuição dos policiais nas cidades e áreas rurais, mas também por um sistema integrado de prevenção que vai envolver as polícias militar e civil, as comunidades e outros órgãos do governo, como, por exemplo, os responsáveis pela iluminação pública, pela proteção social, pela educação, cultura e esporte”.

Transporte

“O novo sistema de transporte permitirá que o usuário regular compre as passagens não para uma viagem, apenas, mas por um período — semanal ou mensal. O Bilhete Ir e Vir, que vai baratear a passagem, vai permitir que o usuário circule livremente pelo sistema, em ônibus ou metrô, durante o seu período de validade”. Leandro Grass promete, também, implantar passe livre para estudantes, que poderá ser usado em diferentes trajetos e terá validade por todo o ano, inclusive nos fins de semana e período de férias. Além disso os cartões serão entregues nas escolas e faculdades, sem burocracia.