Mari Valentim mira a Câmara Federal

Arquiteta guaraense defende cidades mais inteligentes, o direito das minorias e dos pequenos empreendedoresvvvvv

Mari Valentim é a arquiteta mais conhecida do Guará, defensora de uma cidade mais integrada, com serviços e comércio próximos aos moradores, é responsável por mais de 200 obras no Guará e no DF, como sócia da Mark Projetos.. Agora, busca uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Cidadania. Mulher trans, Mari carrega também a bandeira da comunidade LGBTQIA+ e o respeito às minorias.

ECONOMIA QUE FUNCIONE PARA TODOS

Mari Valentim quer propor leis que facilitem a vida do micro e do pequeno empresário. “As micro e pequenas empresas são as maiores geradoras de emprego no país. É papel do Estado fornecer um ambiente de negócios desburocratizado para que a preocupação do empreendedor e da empreendedora seja fazer seu negócio prosperar. Assim, é fundamental digitalizar todos os processos necessários para o funcionamento das empresas, bem como reduzir prazos para emissão de documentos”. A candidata defende também uma reforma tributária que alivie os mais pobres e taxe fortunas acima de 20 milhões e uma política de transferência de renda para pessoas vulneráveis, com o objetivo de reduzir as desigualdades e erradicar a pobreza. Além de fomentar a parceria com a iniciativa privada para ampliar o acesso e a qualidade de serviços públicos. “O Brasil não pode ver a iniciativa privada como inimiga da gestão pública, e sim como uma ferramenta para ampliação do acesso a serviços públicos com melhor qualidade. Isso passa por ampliar as parcerias público-privadas para oferta de escolas, creches, e reforma de equipamentos públicos. E só é possível ofertar serviços públicos de qualidade e programas de transferência de renda com responsabilidade fiscal. Não se pode gastar mais do que se arrecada, sob risco de punir toda a sociedade com mais inflação e juros. Assim, é fundamental que políticas públicas sejam bem embasadas, eficientes e com fontes claras de financiamento”.

DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

“Precisamos caminhar olhando para o futuro, e não correndo atrás do prejuízo como temos feito até hoje. No Congresso Nacional quero construir um marco legal das cidades inteligentes para que, através da inovação, possamos construir cidades que forneçam desenvolvimento humano, uso sustentável de recursos naturais e uma economia forte que funcione para cada cidadão”. Entre suas propostas estão estabelecer metas para a adoção de frota sustentável no transporte público, propor a simplificação da regularização fundiária para que todo brasileiro tenha a escritura da sua casa, tolerância zero com grilagem em áreas de preservação ambiental, concretizar a adaptação de imóveis ociosos da união para habitação popular e fomentar a revitalização dos centros urbanos.

DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E CIDADANIA

“Não aceitaremos retroagir nos direitos que conquistamos até aqui. No Congresso Nacional lutarei contra qualquer tentativa de retroceder em direitos e garantias conquistados com muita luta pelas minorias políticas do nosso país. Trabalharei para ampliarmos o acesso de todos e todas à ampla cidadania. E é inaceitável que minorias políticas do nosso país ainda sofram tanto por serem apenas quem são e buscarem sua felicidade. É preciso construir punições duras para aqueles que, através do ódio, violentam essas comunidades, física ou psicologicamente”. Mari Valentim também defende a universalização do uso de câmeras corporais em agentes de segurança, defender a legalização do plantio e do uso medicinal e recreativo da maconha e a construção de oportunidades de emprego e renda visando a autonomia das minorias .