Equipe de candidata do PT ameaçada com arma de fogo no Guará

Onda de violência contra candidatos teve mais um episódio na cidade. Apoiadores da candidata Vanessa É o Bicho foram ameaçados enquanto faziam campanha no Guará II

A campanha eleitoral de 2022 tem acumulado episódios de violência contra candidatos e apoiadores de partidos de esquerda. Desta vez, uma candidata a deputada federal do Partidos dos Trabalhadores e seus apoiadores foram ameaçados duas vezes, no mesmo dia no Guará.

A primeira ameaça aconteceu próximo à Feira do Guará, às 11h do domingo. A equipe da candidata, formada por 20 pessoas, dividiu-se em dois grupos. O primeiro ficou em um semáforo da Avenida Contorno agitando bandeiras e entregando panfletos aos motoristas. “O colega da primeira equipe foi entregar o panfleto para um motorista e, quando deu o papel, o homem puxou a arma e mostrou, falando: ‘Olha aqui o que eu tenho para petista’. Ele ficou desesperado. E eu, antes, estava junto dessa equipe, mas no sinal da frente. Aí, ele saiu correndo no meio dos carros, gritando para avisar, pois meu rosto estava no panfleto, e ele tinha medo de o homem ir até mim. Só que eu já tinha saído nessa hora”, conta Vanessa É o Bicho.

No mesmo momento, outro grupo seguia pela área residencial, entre as QEs 17 e 19. Ao aproximarem-se de uma casa, para colocar um panfleto na caixa de correio, o morador apareceu na sacada e gritou: “Se for coisa do PT, eu vou atirar”, enquanto bradava uma arma de fogo.

A equipe da deputada conseguir anotar a placa do carro e o endereço do homem nos dois episódios de violência e registraram um Boletim de Ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia do Guará. Um grupo de apoiadores e dirigentes do PT acompanhou a deputada à delegacia. A direção nacional do partido garantiu que vai prestar assistência jurídica à candidata e acompanhar as investigações.

“O que chama a atenção é que foram dois fatos parecidos na mesma manhã. Parece que há uma determinação entre essas pessoas do tipo: ‘Se é petista panfletando, atira’”, afirma. “Esses criminosos precisam ser julgados, isso é gravíssimo. Além de um crime contra a vida, é um crime eleitoral, ameaça à democracia”, considera a candidata.

Vanessa é o Bicho

Vanessa Negrini é suplente da deputada federal Erika Kokay, após ter recebido mais de 6 mil votos em 2018. É bacharel em Comunicação Organizacional, mestre e doutoranda em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB), capixaba e vive em Brasília há quase duas décadas. Popularmente conhecida como “Vanessa é o Bicho”, Negrini é candidata a Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores no DF pela segunda vez. Sua luta é pautada no ensino gratuito para todos por meio da Universidade Pública, na emancipação da mulher, proteção animal e pela democratização da comunicação. A candidata acredita que uma comunicação organizacional efetiva possa colaborar com mais transparência e diálogo efetivo com o cidadão. “Ajudei a fundar e sou a primeira coordenadora nacional do Setorial de Direitos Animais do PT. Estamos trabalhando para consolidar um capítulo robusto sobre direitos animais no programa de governo do PT. Para isso, já tivemos dois encontros com o presidente Lula e com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, apresentando as demandas do setor”