Ibaneis promete a construção do novo hospital do Guará

Ex-morador do Guará, governador relembra sua infância e adolescência em três quadras diferentes, e enumera outras promessas para a cidade caso seja reeleito

“Algumas das melhores lembranças da minha infância vêm do Guará”, afirma o governador Ibaneis Rocha sobre sua relação com a cidade. “Me lembro de andar de bicicleta por todos os cantos, de ir à escola, dos primeiros amigos; recém-nascido, fui para a QI 7, bloco E, depois fui para a QE 15, conjunto R, com meus pais. Depois que voltei para Brasília morei no bloco J da QE 42. São lembranças que não dá para esquecer”, garante.
Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha tem uma das principais propostas para um novo mandato exatamente no Guará: a construção do grande Hospital Centro-Sul, com 150 leitos, que vai completar os equipamentos da saúde pública, juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que já está em fase de licitação, com a base do Samu e o Centro de Atenção Psicossocial.

A construção da UPA está pronta para ser licitada

“A saúde é o grande problema que precisamos enfrentar no Distrito Federal como um todo. A pandemia não nos paralisou mas adiou muitos projetos que tínhamos para reestruturar os equipamentos públicos, porque o DF cresceu demais e precisa de novos e melhores hospitais. No Guará, especificamente, vamos investir pesadamente”, garante Ibaneis.
Ibaneis garante ainda que não haverá falta de pessoal para o sistema que está elaborando. “Agora mesmo estamos com um concurso em andamento para a contratação de 320 médicos e mais 300 enfermeiros e técnicos em enfermagem, 50 cirurgiões dentistas, além de um grande cadastro de reserva que nos permita chamar quantos profissionais forem necessários”, garante o governador.
“Eu tenho falado que mesmo com toda a dificuldade que a pandemia trouxe nós fizemos mais cirurgias de média e alta complexidade que o governo passado. Falta muito para fazer, tem muita gente esperando na fila, mas agora começamos a fazer um mutirão com os hospitais particulares que já está reduzindo o déficit”, explicou.
Investimento na segurança da cidade
Outra preocupação do candidato é a segurança que, segundo ele, será feita com tecnologia, ampliação de efetivo e iluminação. “Vamos concluir a mudança de toda a iluminação pública do Guará para lâmpadas de LED, que além de serem mais econômicos, clareiam mais. Já instalamos mais de 4.600 lâmpadas na cidade. Também vamos ampliar o número de câmeras de vigilância, especialmente, em áreas mais movimentadas, como portas de escola e na pista de cooper da avenida do Contorno”, afirma.
Ibaneis disse ainda que serão formados e efetivados mais quatro mil policiais militares. “A academia vai funcionar com capacidade total durante todo o mandato; já temos um concurso em andamento e isso não vai parar até que tenhamos recuperada a quantidade ideal de policiais.
As obras de infraestrutura no setor Bernardo Sayão também serão finalizadas, agora que postes e redes aéreas de energia elétrica foram remanejadas. Também já está sendo projetado o viaduto que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante, assim como a duplicação da via entre as duas cidades. “Um pedido que tenho recebido sempre e quero atender é a construção e reforma de calçadas. Já fizemos mais de sete quilômetros e vamos fazer muito mais, em todos os setores”, afirma o governador.

E a implantaçáo da Avenida das Cidades, que vai atravessar o Guará, é uma das bandeiras da campanha da reeleição
Avenida das Cidades

A maior obra prevista no Plano de Governo de Ibaneis é a construção da Avenida das Cidades, a antiga Interbairros, mas essa depende de verba e da ação de órgãos federais. “É uma obra importante e necessária, por isso está mantida no plano de governo. Mas temos que reconhecer que é cara e trabalhosa, por conta da retirada do linhão elétrico de Furnas que abastece o Distrito Federal. Reitero que é um objetivo que temos”, disse.
E a revitalização completa da Feira do Guará está garantida, segundo ele. Frequentador do local, Ibaneis Rocha explica que é preciso dar mais conforto aos comerciantes e aos frequentadores. “Fizemos algumas obras emergenciais, mas agora precisamos fazer uma intervenção mais profunda, para que a Feira do Guará seja ainda mais importante para a cidade e para o Distrito Federal”, afirmou.