A Pilastra lança vioclipe Manifesta Pr’além Mar, de Pietra Souza e Thalita Caetano 

Nesta quinta-feira, 20 de outubroA Pilastra lança o sexto videoclipe do projeto Sinestesia | Entre Imagem e Som. Manifesta Pr’além Mar, da artista visual Pietra Sousa e da artista sonora Thalita Caetano, com tradução em Libras pela intérprete Tatiana Elizabeth. O vídeo estará disponível no d’A Pilastra no Youtube @a.pilastra. Sinestesia | Entre Som e Imagem é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A Pilastra fica na SMBS 01 lote 01 loja 01 – Guará II, Brasília-DF. No Instagram, @a.pilastra.

Manifesta Pr’além Mar 

Para o projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem, “Manifesta Pr’Além Mar” ganha uma nova versão em estúdio em que Thalita Caetano propõe traduzir em tecido e linhas a composição de Pietra Sousa. Uma roupa-escultura, solitária, dramática, assim como o eu-lírico da música. A instalação incorpora visualmente elementos que simbolizam o sagrado, o profano, divindades e uma atmosfera religiosa, onírica junto às texturas que remetem ao universo oceânico.

Sobre as artistas

A artista sonora Pietra Sousa é atriz, poetisa, diretora fotográfica, produtora cultural, além de performer, cantora e compositora. Iniciou os estudos em História na UFPI em 2014. Entre 2016 e 2019, atuou na peça “Se deus é por nós quem será contra nós”; foi convidada a atuar no espetáculo “Encruz(ilha)das (Leno Sacramento)”; e produziu “Inferninho da Katya Flavia”.

Thalita Caetano, Artista Visual: Artista visual graduada em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa multidisciplinar caracteriza-se pela investigação da paisagem íntima da memória, do esquecido, do fugaz e efêmero da vida cotidiana. Seu trabalho atravessa as fronteiras tradicionais das artes visuais, artes aplicadas e arquitetura. Sejam na forma de esculturas, instalações e gravuras. Participou de programas culturais, educativos e exposições como a Exposição Apupo (2017), mostra coletiva que promoveu encontros entre mulheres e seus respectivos lugares de fala.

Tatiana Elizabeth, Interpretação em Libras: convive com a Comunidade Surda desde os 06 anos de idade e iniciou aos 18 anos como professora, alfabetizando crianças surdas e no projeto de Educação para Jovens e adultos – EJA Surdos em Recife – PE. Intérprete de LIBRAS do DFJUG – Brasília Java User Group, reconhecido pela Sun como o segundo maior grupo de usuários Java do Mundo. O JAVA’S – Java social é um programa do DFJUG, onde eram oferecidos cursos gratuitos de Informática para pessoas com deficiência. Também foi intérprete de inglês para dentistas, médicos e enfermeiros americanos no projeto de auxílio às comunidades carentes do DF/Entorno e em outras cidades (Aurora do Tocantins, Arraias e Taguatinga – TO. Foi vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes, Guia-intépretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do DF (2014/18), graduanda em Pedagogia, formada no Magistério, intérprete e mediadora cultural, Gerente da Central de LIBRAS (2011/13), Intérprete de LIBRAS do ex governador Agnelo Queiroz (2013/15), assessora do conselho de Direitos Humanos do Distrito Federal (2011), coordenadora executiva do Fórum Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do DF e Entorno – FAPED (2010/13).

 

Sobre o projeto

Sinestesia | Entre Imagem e Som é sobre encontros improváveis. O cruzamento de sensações diferentes numa só impressão, um cheiro que evoca uma cor, uma imagem que evoca um som. Pensamos na integração estratégica e provocativa entre artes visuais e música que contemplem o público surdo. Conscientes dos diferentes públicos que cada frente já possui naturalmente, vemos o encontro dos três como uma ação agregadora e extremamente potente para a sensibilização de novos públicos, levando artes visuais ao público musical e música produzida e criada no Distrito Federal ao público cativo das artes visuais e à comunidade surda. Pessoas que de outra maneira não teriam contato com essas formas de manifestação artística de maneira acessível aqui o farão por meio de Sinestesia”, afirma a diretora criativa Gisele Lima.

Próximos lançamentos

Ao longo das próximas semanas, o projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem realiza os lançamentos dos videoclipes “Presente dos orixás”, Prethaís e Rayza Rodrigues (27/10); “Santa bandida”, Rosa Luz e Aya (03/10); “Viciada ni tu”, Tonhão Nunes e Taira Nebul (10/11); e “Que pena”, Vika Vieira e Paula Catu (18/11). Os vídeos já lançados, ficam disponíveis para visualização no canal d’A Pilastra no Youtube.

Fotografia: Monique Andrade

Serviço:

Manifesta Pr’além Mar 

Lançamento do videoclipe 6 | Projeto Sinestesia | Entre som e Imagem

De | Pietra Sousa | artista visual

        Thalita Caetano | artista sonora

Em Libras por | Tatiana Elizabeth

Quando | 20/10, quinta-feira

Onde | @a.pilastra no Youtube

Direção artística | Gisele Lima

Site | https://apilastra.com.br/exposicao/50

Youtube | https://youtu.be/iPf22XC1Moc

Versão em Libras | https://youtu.be/FGydslEp3eM

Instagram | @a.pilastra