Um divisor de águas na carreira da cantora e compositora Mariana Camelo. Produzido por Ian Mendes, o álbum conta com a participação especial dos músicos Igor Canêdo (gaita) e Pedro Bap (guitarra), além da banda base que acompanha Mariana desde 2013, formada pelo guitarrista Raul Ferreira, o baixista Alysson Resende e o baterista Daniel Moscardini. As fotos e a arte da capa foram feitas por Etiene Porto.
Com elementos de stoner rock, folk, blues rock e música eletrônica, aliados à identidade hard rock presente no trabalho da artista, Baile das Águas apresenta uma narrativa que percorre pelas seis faixas, em um diálogo entre temas como misticismo e as características climáticas do cerrado.
A carga emocional das canções é o fio condutor da narrativa, baseada nas vivências da cantora, que protagoniza a história do álbum. Os fenômenos da natureza se convertem em melancolia, paixões e na sede de viver.
Mineira, radicada em Brasília e entusiasta da astrologia, Mariana celebra a sua existência em Trópico de Câncer, primeira faixa do EP, lançada em julho como single em parceria com o artista Marlus Alvarenga (Malvarenga). A canção, propositalmente lançada na temporada de câncer, representa o sol no mapa astral da cantora.
A história segue com a faixa Cortina de Fumaça, um interlúdio de voz e piano gravado de forma caseira com o auxílio de um gravador, com a intenção abordar as mudanças do clima brasiliense em ordem cronológica, começando pela seca, passando pelas queimadas até a chegada das chuvas.
A faixa Baile das Águas, que dá título ao álbum, também foi lançada na mesma data em formato de videoclipe, com a direção do cineasta Péterson Paim (Paim Filmes), e conta com a participação dos dançarinos Rômulo Campos e Bárbara Campos. Representa o desfecho da história, no auge das chuvas e na temporada de escorpião, que assim como câncer, é um signo representado pelo elemento água, e está presente no ascendente e na lua do mapa de Mariana.
Diante de todo o cenário apresentado pela obra, o ouvinte e espectador pode esperar por uma experiência sinestéstica e sensorial. Neste trabalho, a música de Mariana Camelo traduz toda a sensibilidade do ser humano em seu estado mais vulnerável, se equilibrando em uma linha tênue entre o medo e a coragem de mergulhar fundo em suas emoções. Como canceriana com ascendente e lua em escorpião, Mariana canta sobre suas diversas facetas, mostrando tanto seu lado selvagem e possessivo, quanto o seu lado dócil, romântico e sonhador. E é com toda essa intensidade que a artista canta a plenos pulmões sobre o seu mundo, e convida a todos para dançarem neste Baile das Águas.
O EP encontra-se disponível nas principais plataformas de streaming, e o clipe de Baile das Águas já esta no canal oficial de Mariana Camelo, no Youtube:
Mariana Camelo – Baile das Águas (hearnow.com)
Acompanhe o trabalho de Mariana Camelo nas redes: https://www.instagram.com/marianacamelo/