Escola Carnavalesca abre chamada para apoio a grupos artísticos

O requisito é ter vínculo com a realização do carnaval do Distrito Federal.

Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para a chamada pública “Preparação do MOMO” realizada pela Escola Carnavalesca para apoiar financeiramente grupos, blocos e coletivos de carnaval de todo o Distrito Federal. O projeto tem duas modalidades de participação: apresentações e oficinas, que vão acontecer aos sábados, de 07 de janeiro a 11 de fevereiro de 2023, sempre no período da tarde de maneira itinerante, indo a diversas regiões do DF. Essa é a primeira de duas chamadas que vão ocorrer até o fim do ano para apoio aos blocos.

A ideia central é apoiar a movimentação em torno do carnaval, o viés carnavalesco é bastante amplo, então qualquer grupo artístico, musical, cênico que faça carnaval, que invista financeiramente na sua realização em todas as RAs do DF pode participar. “Se você faz carnaval, se você ajuda um bloco a sair, se você se apresenta, se tem um grupo artístico que apoia e investe na cena carnavalesca e precisa de suporte e apoio para a sua atividade, queremos apoiar você!”, revela Bruna Sensêve, coordenadora do projeto, animada com a possibilidade de troca de experiências que cada grupo leva para um território diferente do seu.

Escola Carnavalesca

A Escola vem sendo pensada há muito tempo pelo No Setor para ser um espaço de debate, de aprimoramento de políticas públicas e de constante estudo sobre o carnaval. Atualmente, acontecem aulas de mobilização de atores e atrizes do carnaval e de formação de artistas populares, em que alunos e alunas sem experiência prévia estão fazendo oficinas de instrumentos, maquiagem, fantasia, palhaçaria, teatro, bambolê e outras atividades relacionadas ao carnaval para a criação de um bloco carnavalesco que vai sair no Setor Carnavalesco Sul 2023.

Além disso, entre os objetos entregues pelo projeto estão um diagnóstico da cadeia produtiva do carnaval do Setor Comercial Sul e do Distrito Federal, a cartografia, constantemente em construção, de referências da movimentação carnavalesca no DF, e um resgate histórico com fotografias e reportagens que marcaram a construção do carnaval em mais de 60 anos. Todas essas entregas estão disponíveis no site https://nosetor.com.br/escola-carnavalesca/ onde há, também, o Modelo de Governança de distribuição do debate e interação entre diferentes atores e atrizes que constroem e incidem no Carnaval do Distrito Federal.

A Escola Carnavalesca é um projeto do No Setor, com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e apoio da Administração do Plano Piloto e da Casa da Cultura da América Latina.

 

Escola Carnavalesca fomenta blocos do carnaval do DF