O deputado distrital guaraense Rodrigo Delmasso, que não se reelegeu nas eleições deste ano, vai assumir a Secretaria da Família e da Juventude, que passa a ser uma secretaria única – antes, eram duas pastas diferentes. O governador Ibaneis Rocha reconheceu a votação de Delmasso, que foi o 8º candidato a deputado distrital mais votado nas eleições de 2022, com 23.543 votos, mas ficou fora por menos de 2 mil votos por causa do quociente eleitoral da legenda, e também por ter sido da base do governo durante esses quatro anos de gestão.
Delmasso vai assumir o comando da secretaria que já era controlado pelo grupo político da igreja Sara Nossa Terra, ampliada com a incorporação da Secretaria da Família. Com a não reeleição, Delmasso perde, por outro lado, os controles das administrações regionais do Guará e do SIA.
Outros aliados contemplados
Outros dois deputados da base do governo que não se reelegeram também serão acomodados na estrutura do GDF. Agaciel Maia (PL) assume a Secretaria de Relações Institucionais. Líder do governo nos primeiros dois anos do governo Ibaneis, Cláudio Abrantes (PSD) será o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). Hoje ele é o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa.
Ibaneis também acatou um pedido do setor produtivo e atendeu os deputados Rafael Prudente (MDB) e Robério Negreiros (PSD) ao unir as pastas de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Com o apoio dos dois distritais e de entidades, como a Fibra, o governador vai nomear na super pasta o atual titular da Secretaria do Trabalho, Thales Mendes.
Com essas escolhas, Ibaneis mostra que o segundo mandato será mais político, com uma estratégia de manter uma base ampla mesmo fora do poderio da Câmara Legislativa.