Uma loba para o Guará

O Festival Kombinando Cultura e Ideias, produto da Confraria Diversão e Arte, irá presentear o Guará com um lindo monumento intitulado Lobas Guaraenses, uma homenagem a todas as mulheres que ajudaram na construção da cidade. A obra será inaugurada no dia 29 de dezembro, às 17h, no balão de entrada do Guará II.

Esse será o terceiro monumento do Guará. O primeiro é a jangada ou orelha do lobo, que ganhou letras e pintura que revivem fotos do arquivo público, retratando a forma de construção utilizada no Guará – mutirão. O segundo é o letreiro “Sou Mais Guará”, que também acompanha um lobo, presente da Confraria.

O monumento é concepção do ativista Miguel Edgar Alves. Já a obra de arte é realização do artista plástico Zakeu Vitor. Tudo em parceria com a Administração Regional do Guará e a Setur/DF (Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal). Além disso, o espaço ganhará uma vaga de estacionamento para visitantes.

“Um detalhe interessante é que a loba está gestante e irá ganhar dois filhotinhos no ano que vem, também para compor o monumento. A preservação e surgimento de novos marcos e espaços de convivência é de suma importância para o patrimônio histórico e cultural da cidade. Queremos mais sempre mais”, detalha Miguel.