Guaraenses na elite do GDF

Quatro moradores da cidade ocupam ou vão ocupar cargos de destaque no primeiro e no segundo escalão do governo

Gustavo Amaral é o novo secretário de Ciência e Tecnologia

Guará não conseguiu eleger parlamentares nas eleições deste ano, mas, por outro lado, quadro moradores da cidade foram escolhidos pelo governador Ibaneis Rocha para ocupar cargos relevantes no governo. Dois deles – Gustavo Amaral e Rodrigo Delmasso – vão assumir duas secretarias de estado, outro, Francisco Saraiva já ocupa a diretoria adjunta do Detran e Vânia Gurgel foi nomeada nova gerente do Polo Central do programa GDF Presente.

 

Delmasso vai assumir Secretaria da Juventude e Família

O deputado distrital guaraense Rodrigo Delmasso, que não se reelegeu nas eleições deste ano, vai assumir a Secretaria da Família e da Juventude, que passa a ser uma secretaria única – antes, eram duas pastas diferentes. O governador Ibaneis Rocha reconheceu a votação de Delmasso, que foi o 8º candidato a deputado distrital mais votado nas eleições de 2022, com 23.543 votos, mas ficou fora por menos de 2 mil votos por causa do quociente eleitoral da legenda, e também por ter sido da base do governo durante esses quatro anos de gestão.


Delmasso vai assumir o comando da secretaria que já era controlado pelo grupo político da igreja Sara Nossa Terra, ampliada com a incorporação da Secretaria da Família. Com a não reeleição, Delmasso perde, por outro lado, os controles das administrações regionais do Guará e do SIA.
Morador do Guará há 14 anos, Delmasso já foi o mais jovem secretário de estado do GDF, ao assumir a Secretaria do Trabalho em 2009 e 2010, no Governo Arruda, aos 27 anos. Foi também deputado distrital por dois mandatos e no último foi eleito vice-presidente da Câmara Legislativa. Ele é o recordistas de leis apresentadas e aprovadas na Câmara Legislativa.

 

Gustavo Amaral é o novo  secretário de Ciência e Tecnologia

O ex-administrador regional do Plano Piloto, ex-diretor adjunto do Detran, Gustavo Amaral, morador do Guará, foi escolhido pelo governador Ibaneis Rocha como o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele já foi também subsecretário de Desenvolvimento Econômico, secretário nacional de Diversidade Cultural e chefe de gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia.


Com apenas 34 anos de idade, Gustavo Amaral, morador do Guará há mais de 20 anos (morou na QE 34 e hoje mora na QE 32), foi um dos principais protagonistas da verdadeira revolução tecnológica implementada no Detran-DF nos últimos dois anos, em parte para se adaptar às necessidades dos usuários durante a pandemia.
Formado em Direito, com especialização em Direito Administrativo, matéria que leciona há 14 anos em cursos preparativos para concursos, professor de pós graduação da Escola de Magistratura do DF, servidor de Carreira do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ex-presidente da Comissão de Ética e Desempenho dos Conselhos Tutelares do DF, ex-coordenador das administrações regionais na Secretaria de Cidade, ex-chefe de gabinete do deputado federal Osmar Bertolde (DEM/ES), ex-assessor do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), ex-Secretário Nacional da Diversidade Cultural, ex-administrador regional de Brasília (Plano Piloto) Gustavo Amaral levou toda essa experiência para a empreitada de transformar o Detran num órgão na palma da mão do usuário, praticamente todo digital, e que o cacifou a ser escolhido para gerenciar a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação, uma das mais cobiçadas secretarias do Governo do Distrito Federal pela sua estrutura, visibilidade e orçamento.

 

Saraiva é o diretor-geral adjunto do Detran

De uma família tradicional do Guará, ligada ao segmento de material de construção, Francisco Joaquim Saraiva, ou simplesmente Saraiva, assumiu a diretoria-geral adjunta do Detran em junho, quando o então diretor-geral Zélio Maia se desincompatibilizou do cargo para se candidatar nas eleições deste ano e foi substituído no comando pelo delegado da Polícia Civil, Marcelo Portela.


Servidor aposentado de carreira, Saraiva já havia sido diretor-geral do Detran em 2010 e 2011 no governo tampão de Rogério Rosso. Considerado um dos técnicos mais entendidos de trânsito no DF e da estrutura do Detran, onde é servidor há 45 anos, Saraiva foi um dos primeiros motoristas de guincho do órgão, supervisor de operações técnicas, chefe do Núcleo de Policiamento e operador da Central de Atendimento e Despacho (Ciade) e durante muito tempo foi gerente de Fiscalização e Policiamento do Detran.

 

Vânia Gurgel retorna para o Polo Central

Após a frustrada tentativa de se eleger deputada distrital nas eleições deste ano, a ex-administradora regional do Guará e da Estrutural, Vânia Gurgel, foi renomeada gerente do Polo Central do programa GDF Presente, que oferece apoio de manutenção, serviços e execução de pequenas obras às administrações regionais e órgãos do governo. Ele já ocupou o mesmo cargo no intervalo em que foi administradora regional do Guará e da Estrutural/SCIA.
Na gerência do Polo Central, Vânia atende às administrações regionais de Guará, Cruzeiro, Lagos Sul e Norte, SIA, Estrutural/SCIA, Plano Piloto e Sudoeste/Octogonal.