Reunião nesta quinta discute rumos da cultura do Guará

Conselho de Cultura se reúne com a população para discutir a escolha do gerente de cultura, os prédios públicos e o aniversário do Guará.

O movimento cultural do Guará esteve preocupado nos últimos tempos. A ameaça da PPP do Cave ao Teatro de Arena do Guará, a demolição parcial da antiga Casa de Cultura e a falta de diálogo com a Administração Regional, que impossibilitou a realização da eleição para gerente de cultura, são alguns dos temas a serem tratados na primeira reunião de 2023.

As reuniões do Conselho de Cultura do Guará são híbridas, acontecem tanto presencialmente quanto via Google Meet, e são abertas ao público. Nesta primeira reunião do ano, o Conselho propõe também a campanha para reformar a antiga Casa da Cultura do Guará. Para o presidente do Conselho de Cultura do Guará, o maestro Rênio Quintas, “é preciso buscar meios, como emendas parlamentares ou investimento direto, para sua reforma imediata e possível tombamento, no intuito de preservar a memória e a história de nossa cidade, além de ampliar os serviços culturais oferecidos pela Administração Regional através da Gerência de Cultura, além da reforma da Casa de cultura atual que já teve recursos de emendas parlamentares que não foram executados pela gestão passada”.

Outras pautas levantadas pelo Conselho para este encontro é a eleição para gerente de cultura. A ideia é lançar no próximo mês o edital para o pleito que vai resultar em uma lista tríplice, de onde sairá o próximo gerente. Além de começar a pensar a festa o aniversário da cidade, comemorado no dia 5 de maio.

“A participação de toda a comunidade é muito importante para a elaboração das políticas públicas culturais. As propostas, críticas e sugestões dos agentes culturais e moradores da cidade é fundamental para a elaboração do nosso plano de cultura, afinal o conselho de cultura é um elo entre a comunidade e poder público”, resume Julimar dos Santos, gerente de cultura do Guará.

 

Reunião Conselho de Cultura do Guará

26 de janeiro de 2023 – 20h

Casa da Cultura do Guará – Cave