ATLETA GUARAENSE NO TOPO

Judoca Bianca Reis é eleita a melhor atleta dos Jogos da Juventude 2022. Bicampeã da competição, judoca de 17 anos será homenageada durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

A judoca guaraense Bianca Reis foi eleita a melhor atleta dos Jogos da Juventude 2022, competição multiesportiva do Comitê Olímpico do Brasil, que anualmente reúne mais de quatro 4 jovens de todo o país. O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (25 de janeiro) e, ao lado do ginasta José Olímpio, eleito o melhor atleta masculino, ela será homenageada durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
“Receber o Prêmio Brasil Olímpico significa reconhecimento. Não só pelo resultado das competições, mas por todo o trabalho por trás das medalhas. Significa que as incontáveis horas no tatame e na academia valeram a pena. Tanto que me proporcionaram vitórias e agora esse prêmio de destaque”, celebrou Bianca.

Grande revelação

Aos 17 anos, Bianca é um dos nomes mais promissores do judô brasileiro. Em 2022, foi Vice-Campeã Mundial Sub-18, ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude e Campeã Pan-Americana nas classes Sub-18 e Sub-21. No cenário nacional, foram 14 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, incluindo o bicampeonato nos Jogos da Juventude em Aracaju. Para ela, foi o melhor ano da carreira.
“2022 foi até agora o melhor ano que tive na minha carreira. Consegui resultados em competições que antes tinha perdido e em outras que nem tinha participado ainda. Também foi bastante desafiador, porque conciliar treino e estudo não é fácil. Acho também que com esse reconhecimento nós atletas nos sentimos motivados a continuar sonhando alto e correndo atrás de novas vitórias. Nós damos a vida pelo esporte que amamos, ser valorizado por isso é tudo que a gente quer”.
Bianca fará sua estreia em 2023 no Meeting Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21, em Campo Grande (MS), no dia 4 de fevereiro, dois dias após o Prêmio Brasil Olímpico. No último ano, ela foi campeã em ambas as classes e agora busca a dobradinha no Sub-21.

Treinador guaraense

O talento de Bianca, que começou a praticar judô aos 8 anos, foi lapidado pelo treinador/orientador guaraense Oswaldo Navarro, da Academia Corpo Arte (QE 26 do Guará II), onde ela continua treinando. “Bianca está conosco desde os dez anos”, conta o professor. “É muito gratificante vê-la, porque a gente sempre tenta despertar os alunos, fazer com que eles gostem do esporte”. Foi Navarro quem incentivou a menina a entrar no mundo das competições. “Ela foi se destacando, porque é superdisciplinada, aguerrida e bem competitiva”, avalia. “Fico feliz de termos conseguido despertar isso na Bianca”.