Tentativa de revitalizar a Rua de Lazer

Evento foi se esvaziando por falta de apoio e de atrações, mas um esforço conjunto entre lideranças e Administração pode voltar a atrair o interesse dos moradores. Domingo tem

Quando foi criada, em 2015, no governo Rollemberg, a Rua do Lazer do Guará chegava a atrair até 5 mil pessoas no domingo, em torno de atrações e da oportunidade do reencontro entre amigos da velha guarda. Porém, por falta de atrações e em parte por causa da pandemia, aliada à falata de apoio do governo, foi se esvaziando a ponto de interessar quase somente aos moradores em volta da avenida central nas suas últimas edições.


Mas, com a chegada do novo administrador regional Artur Nogueira, o evento pode retomar aos velhos tempos. num esforço conjunto entre lideranças e o governo para torná-la atraente. Uma comissão formada por jornalistas e ativistas culturais, com a coordenação da Administração Regional, está programando algumas atividades já a partir da próxima edição, domingo, 26 de fevereiro. A proposta é oferecer atrações que agradem os participantes e não incomodem os moradores ao lado da via central do Guará II. Bandas de música e djs foram retirados da programação, após reclamações dos moradores de prédios próximos. A nova programação está sendo preparada com atividades esportivas, artesanato e atrações para crianças e as famílias.
Uma comissão foi formada pela Administração com a comunidade para garantir uma programação capaz de voltar a atrair o público e para o parque urbano temporário. Ainda assim, a mudança deve ser gradual, já que recentes mudanças na equipe da Administração impediram uma produção mais coesa. Os síndicos dos blocos ao longo da avenida ainda não foram convidados a participar mais ativamente do evento, prejudicando o bom andamento das atividades e um entendimento melhor das demandas dos moradores.

“Acredito que temos que ter espaços de convivência para que nossos filhos e netos saiam um pouco do uso da tecnologia. Depois de avançarmos tanto na era digital, aos poucos, aquela conversa ao pé do ouvido está se acabando. Ter a oportunidade de vizinhos se conhecerem. Crianças e jovens interagirem em um espaço com total segurança, não tem preço. Este é o foco da Rua de Lazer”, conta Zuleika Lopes, uma das lideranças comunitárias que tem colaborado com a organização do evento
Novo horário

Marcada sempre no último domingo do mês, a Rua do Lazer terá um novo horário a partir deste domingo. A avenida será fechada aos carros das 6h às 16h, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei, na QE 31 do Guará II. Brinquedos infláveis, pintura de rosto e distribuição de brindes estão entre as principais atrações.
O evento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, (CBMDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Serviço de Limpeza Urbano (SLU) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Realizado sempre no último domingo de cada mês, a Rua de Lazer do Guará é uma ação para incentivar as pessoas a sair de suas casas, passear, encontrar vizinhos, ter acesso a serviços de artesanatos e assistir a apresentações culturais. Atividades esportivas e o Trenzinho de Ferro também integram as opções de diversão.

“O Governo do Distrito Federal prepara uma grande estrutura para receber as famílias, crianças e pets. Desde já, agradecemos a mobilização de todos os órgãos envolvidos. Será um dia de muita alegria e descontração na nossa cidade”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira
Sorteios

O único ponto com sonorização na via vai se localizar na QI 27, em frente à padaria Pão Nosso. Ali, apresentações de dança e brincadeiras serão intercaladas por sorteios de brindes do comércio local. Restaurantes da região se mobilizaram para oferecer vouchers de refeições válidos durante a Rua do Lazer, para incentivar as famílias a almoçar por ali mesmo. O Giraffa’s vai sortear seus famosos sanduíches, a padaria Pão Nosso vai oferecer suas pizzas com R$ 5 de desconto, o bistrô La Bella vai sortear o seu prato exclusivo de domingo, o bacalhau com Natas, o Morgana’s oferece vouchers de caldos, e o Nonna Augusta vai presentear os sorteados com um almoço para duas pessoas de seu menu do Restaurant Week, além de outros prêmios de comerciantes das quadras próximas, como o restaurante Meire Gontijo, com sorteio de dois rodízios de pizza, e alguns frangos do Bahia, ambos ali pertinho, na QE 30.

História

A Rota 156, que originou a Rua do Lazer, é um dos eventos mais tradicionais e queridos do Guará. Começou a ser realizado pelo Coletivo 156, representado por esta inscrição, em 2015, com a participação de mais de 10 mil pessoas. O objetivo sempre foi ressignificar o espaço urbano, transformando uma avenida no centro do Guará em um parque urbano temporário. Uma oportunidade para a população sair dos seus apartamentos e casas, e ocupar a rua, sem tráfego. Uma ocupação consciente e lúdica da avenida Central do Guará II.
Este trecho da Avenida Central do Guará II, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Ed. Consei, fechado ao tráfego de veículos nos dois sentidos, transforma-se em um espaço recreativo, cultural e esportivo durante um domingo por mês.
Além de promover a integração, entre vizinhos que muitas vezes não se conhecem, e o reencontro de pessoas que há muito tempo não se viam, o evento é uma forma de poluir menos, interrompendo o tráfego de veículos por um dia, em uma extensão de quase 3 km.
A iniciativa que propunha o fechamento da avenida central do Guará II uma vez ao mês foi a inspiração para a criação da lei distrital Nº 5.630/2016, que determina a eventual interrupção do tráfego de veículos em trechos de vias públicas de cada região administrativa do Distrito Federal para realização de atividades de lazer e recreação (lei de autoria dos então deputados distritais Professor Israel e Júlio Cézar).
Posteriormente o governo editou o Decreto n.º 43.485, que institui o programa Rua do Lazer em todas as regiões administrativas do DF, assim, a rua de lazer finalmente virou programa de governo. As administrações regionais precisam determinar onde e quando serão realizadas, como, por exemplo, no Guará que já é consagrado pela tradição que aconteça sempre no último domingo do mês no trecho da avenida central entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei. A própria Administração Regional é a responsável por arregimentar todos os órgãos públicos que precisam estar presentes, como a Polícia Militar, o DF Legal, o SLU, o Detran e outros.