Rua do Lazer retoma sua essência

Uma cidade inteligente precisa saber aproveitar seus espaços. Ainda que o Guará seja bem servido de praças, parques, calçadões e campos de futebol, recentemente reformados, a região central da cidade deste 2015 recebe um dos eventos mais queridos da cidade: a Rua de Lazer. Nascido como Rota 156, uma iniciativa de produtores e jornalistas locais, o fechamento da avenida central do Guará II tornou-se programa de Estado e consolidou-se, inspirando até uma nova legislação.
Fechada para os carros durante o último domingo do mês, a avenida central é ressignificada em um parque urbano temporário. Tempo para as famílias descerem dos prédios, saiam de casa, para aproveitar um dia ensolarado.
Desde que assumiu a Administração do Guará, Artur Nogueira tem expressado vontade de possibilitar que os guaraenses reocupem os espaços da cidade. “Além da Rua do Lazer, na avenida central do Guará II, vamos estimular que os eventos de praça voltem a acontecer, em toda a cidade”, garante o administrador. Para isso, a Administração planeja intensificar a manutenção das praças e áreas verdes.

Fotos de @voegodrone

Domingo ao sol

A rua passa a fechar e abrir mais cedo a partir de agora. No último domingo de cada mês, o trânsito de veículos fica impedido de 6h às 16h. A mudança é para garantir o sossego dos moradores no fim do dia. Algumas diretrizes têm mudado, como a redução do barulho ao longo do evento, com equipamentos de som menores e atrações que não dependem de sonorização. Uma comissão formada pela comunidade, veículos de comunicação e empresários do Guará foi formada pela Administração Regional para levar atrações à rua.
O dia começou com aula de ioga e sorteios. O ex-administrador Joel Alves, da Guará FM, distribui números entre a população presente e sorteou dezenas de brindes e refeições no comércio local, como sanduíches do Giraffa’s, caldos da Morganna’s, e almoço completo no Nonna Augusta e no La Bella, todos bem ali na avenida central. Artesãos guaraenses montaram suas banquinhas ao longo das calçadas, enquanto centenas de famílias aproveitaram para passear, andar de bicicleta, skate ou patins. Os mais de 3 quilômetros do trecho fechado ficou apertado em alguns pontos por conta da multidão atraída.
O projeto Tempo de Plantar levou sua iniciativa de identificação das árvores e colocou tags com QR codes e cartões RFID. Agora basta aproximar o celular e é possível saber exatamente a espécie plantada ali. No fim da manhã a frente do comércio ficou lotada com as aulas de Jump Fit e de Zumba, e as crianças faziam fila para andar no trenzinho de metal e para subir na escada Magirus do Corpo de Bombeiros, além da apresentação de teatro do Detran.

Educação e tecnologia

Uma das principais atrações foi a Unidade Móvel Educativa da Neoenergia, equipada com geração fotovoltaica, eólica e experimentos interativos. Ali as crianças aprenderam sobre energia elétrica, conceitos e dicas de combate ao desperdício. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a proposta do espaço é estimular o uso da energia sem desperdício, além de apresentar, de forma lúdica e interativa, os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. O caminhão possui, no seu interior, ativações interativas como realidade aumentada, projeção mapeada e jogos. Os visitantes conhecem ainda, por meio de um expositor, os sistemas que compõe a geração fotovoltaica e eólica. Ao fim da visita, os consumidores recebem cartilhas com dicas de Eficiência Energética para economizar energia elétrica na sua residência. “A UME tem a função de capacitar professores e orientar alunos e seus familiares por meio de oficinas, eventos e apresentações didáticas”, explica a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Queremos incentivar todos que passarem por lá a exercitarem conceitos de consumo eficiente, cidadania e preservação ambiental”, completa.