É domingo de Rua do Lazer

No último domingo de cada mês, a avenida central do Guará II é fechada aos veículos e tomada pela população. Programaçaõ durante todo o dia garante diversão, esporte e cultura para as famílias guaraenses

@godrone

Neste domingo, 26 de março, a avenida central do Guará II, no trecho entre a 4ª Delegacia de Polícia Civil e o Edifício Consei, recebe mais uma edição da Rua de Lazer. Realizada sempre no último domingo do mês, o evento, que transforma temporariamente a avenida em uma movimentada praça, é um esforço conjunto entre a Administração do Guará, outros órgãos do Governo do Distrito Federal, produtores culturais, iniciativas comunitárias e veículos de comunicação da cidade.
A rua fica fechada para todos os veículos de 8h às 18h, e as atividades acontecem até as 16h, em toda a rua. Nesta edição, a Rua do Lazer foi dividida em três áreas principais, uma em cada ponta da avenida e uma no centro, em frente ao Guará Shopping, na QI 27.
Uma das novidades desta edição é a presença da Escola Nacional de Esporte e Cultura, gerido pela família da ex-jogadora de vôlei Paula Pequeno. O ENEC vai levar à avenida estações de mini-vôlei, golzinho, aulões de judô, ginástica rítmica e street dance. “O objetivo maior é promover integração entre nossos atletas, assim como proporcionar um momento de esporte e lazer com suas famílias. Estamos dispostos a investir recursos e energia para criarmos esse ambiente em todos os últimos domingos de cada mês”, afirma Claudio Pequeno, coordenador do projeto e irmão da ex-joradora da seleção brasileira de vôlei.
Durtante o dia, a Green Eletron e a Riclotech vão recolher lixo eletrônico dos moradores, como geladeira, fogão, microondas, tanquinho, máquinas de lavar e computadores velhos. Cada item, que será buscado na casa dos doadores, será trocado por uma manda de planta.

QI 27
No ponto mais tradicional da via, o ex-administrador Joel Alves vai realizar sorteios de brindes para os presentes, em frente à Padaria Pão Nosso. Ali acontece também a Feira ExpoAme, apresentações da Cia de Teatro e Dança Asas e apresentações de kangoo jump, fit dance e capoeira. O Tempo de Plantar continua o trabalho de identificação das árvores da avenida central. O trenzinho motorizado, sucesso entre as crianças, desta vez estará um pouco mais à frente, próximo à padaria Pão Dourado.

MPB e artes visuais
Quando a avenida se transforma durante um domingo em uma praça, com a massiva presença da população, cria o ambiente perfeito para apresentações musicais intimistas. Como em um coreto provisório apresentam-se na Rua do Lazer deste dia 26 os professores e alunos da escola Espaço Sonoro, da QE 26, todos no charmoso palco do projeto Kombinando Cultura, próximo à 4ª DP. No mesmo local, o artista plástico Julimar dos Santos executa um painel ao vivo, reproduzindo uma imagem de um lobo Guará, criada por uma inteligência artificial, com apoio da Nex Telecom.
Foodtrucks organizados pela Máquina do Chopp e a Feira Transforme-se, com artesanato, confeitaria, calçados, roupas e bijuterias. “As mulheres do projeto não têm renda fixa, então são empreendedoras que estão na rua – acabou sendo o emprego delas”, explica a coordenadora do projeto social que deu origem à feira, Daniella Kanno.
Para as crianças, brinquedos infláveis e pintura de rosto, oferecidos pela Remax Veritas, referência no mercado imobiliário do Guará, da Deu Certo Produtora, da Castanha & Cia e da Ju Cases.
A mais tradicional escola de música e arte do Guará leva seus professores e alunos para apresentarem-se na via. Hamilton Oliveira, Anna Rezende e Rebeka Rodrigues assumem o palco da Kombinando para apresentar músicas próprias e releituras de grandes sucessos. Hamilton é músico (e professor) há mais de 20 anos, e leva à Rua do Lazer um repertório variado que passa pela MPB, samba, pop rock e xote. A cantora e instrumentista Anna Rezende se apresenta em eventos particulares e em lives nas redes sociais com músicas do estilo MPB e Pop Rock Nacional cantando canções das grandes vozes brasileiras, como Ana Carolina, Djavan, Elis Regina, Caetano Veloso, Legião Urbana e Cazuza. Além da presença da estreante nos palcos Rebeka Robrigues, aluna de canto da professora Nivea Carneiro. A pianista Nanih Junho completa o time de músicos.

Programa de governo
A Rua do Lazer nasceu da Rota 156, em 2015. Um marco não apenas para o Guará, mas para todo o Distrito Federal, a iniciativa que propunha o fechamento da avenida central do Guará II uma vez ao mês foi a inspiração para a criação da lei distrital Nº 5.630/2016, que determina a eventual interrupção do tráfego de veículos em trechos de vias públicas de cada região administrativa do Distrito Federal para realização de atividades de lazer e recreação (lei de autoria dos então deputados distritais Professor Israel e Júlio Cézar).
Agora, a própria Administração Regional é a responsável por arregimentar todos os órgãos públicos que precisam estar presentes, como a Polícia Militar, o DF Legal, o SLU, o Detran e outros, mas a coordenação é da Secretaria de Esporte e Lazer. O processo de solicitação de implantação passará por análise do corpo técnico de órgãos como DF Legal, Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vão ajudar a definir os melhores pontos para o programa em cada região. O trânsito de veículos no local será proibido durante o horário de funcionamento do programa, e o uso de sinalização viária para bloqueio da via é obrigatório.