RADIO MARIA IMACULADA – A rádio católica do Guará

Sintonizada na Internet, rádio funciona há quatro anos e herdou parte dos ouvintes da antiga Rádio Maria FM, que também funcionava no Guará

Dizer que a internet universalizou e democratizou a informação não é novidade. No segmento de rádio, por exemplo, já não existem somente as rádios autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as chamadas rádios comerciais ou comunitárias, que atuam nas frequências AM (amplitude modulada) e FM (frequência modulada). Através do computador ou celular, é possível sintonizar uma quantidade enorme de rádios digitais, apenas com acesso à Internet. Uma delas é a Maria Imaculada, voltada unicamente para o público católico, com sede na QE 13 do Guará II.
Por causa da facilidade com que podem ser criadas ou pela falta de apoio financeiro, a maioria dessas rádios digitais não sobrevive ou continua existindo apenas para satisfazer o interesse ou hobby de seus criadores. Não é o caso da Maria Imaculada, que está completando quatro anos no ar, com um público cativo e programação variada, mas toda religiosa, com exceção dos programas Viola, Eterna Viola, de música sertaneja – ou caipira, como queiram -, uma das paixões da criador da rádio, José Soares de Araújo, ou Madureira Soares, como é conhecido, e Eterna Jovem Guarda e Mania de Forró, aos domingos. A outra paixão é a própria rádio Maria Imaculada, a quem dedica a maior parte do seu dia, que começa às 6h30 e vai até 21h. Nesse período, Madureira tira apenas o horário de almoço, das 12h às 14h. A folga maior é apenas aos domingos, quando ele deixa o estúdio para se dedicar aos sete netos, que ficam pacientemente aguardando o avô encerrar a programação.

Paixão de infância

Aposentado da Novacap, onde trabalhou por 46 anos, Madureira Soares resolveu realizar sua paixão de infância e foi estudar Comunicação Social na faculdade Icesp do Guará, com especialização em Rádio. Foram seis anos de estudo. A ideia de criar uma rádio católica surgiu do vácuo deixado pela Rádio Maria do Brasil FM, uma emissora católica que funcionava na mesma rua onde mora o próprio Madureira, mas que foi transferida para Goiânia. “Percebi que a rádio Maria tinha um público cativo no Guará e esse público ficou órfão. Então resolvi criar a Rádio Maria Imaculada, com programação toda católica, para ocupar parte desse espaço”, conta.
Claro que as rádios on line não alcançam a mesma quantidade de sintonia das FMs ou AMs, mas podem ter um público interessante. A vantagem é que as rádios digitais podem ser sintonizadas em qualquer parte do mundo, desde que haja sinal de Internet. De acordo com Madureira Soares, a rádio dele já alcançou 90 mil acessos em um mês, somada toda a programação, o que é um número significativo no segmento.
Como não veicula propaganda, a rádio é mantida pelo próprio Madureira Soares, com ajuda financeira esporádica e espontânea de alguns ouvintes. O que facilita a manutenção é o fato da Maria Imaculada funcionar na própria casa do dono, no Conjunto “C” da QE 13, onde ele mora desde 1982 – está no Guará desde 1975 – e onde improvisou o estúdio onde um dia foi um dos quartos. O custo principal é com hospedagem e divulgação no canal You Tube, paga em dólar. “Mas tudo não tem preço e nem custo, porque é uma terapia para mim e felicidade para muitos ouvintes”, garante.
Como sintonizar: radiomariaimaculada.com.br