Guará recebe a Câmara Legislativa para celebrar os 54 anos da cidade

Na noite da próxima quinta-feira (25), a Câmara Legislativa estará no Guará para a realização de uma sessão solene em homenagem ao aniversário da cidade que completou 54 anos no último dia 5 de maio.

A iniciativa da homenagem é da deputada Dayse Amarilio (PSB), moradora do Guará há décadas,, com muita estima pela região e, na Câmara Legislativa, tem trabalhado por melhorias para a cidade.

“O Guará é meu lugar! Aqui finquei raízes, criei laços e é onde me reconheço. Uma cidade pujante, cheia de vida e de histórias. Uma região que precisa e merece todo cuidado e atenção. Por isso, como parlamentar do Guará, nada mais justo do que homenagear meu lugar no mundo, homenagear o Guará e sua gente”, diz Dayse.

O evento acontecerá às 19h, na Administração da Administração Regional. Após a solenidade serão entregues moções de louvor para personalidades da cidade.

No evento será lançada a programação do Hackacity Guará para 2023. O programa que visa transformar o Guará em uma cidade mais inteligente e sustentável é conduzido pelo Codese, o Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, e neste ano tem apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, via emenda parlamentar do senador Izalci.

Foram convidados para a solenidade o Administrador do Guará, Artur Nogueira; o deputado Federal Gilvan Máximo (Republicanos); a Coordenadora da Regional de Ensino do Guará,  Fernanda Mateus; o Superintendente da Região de Saúde Centro Sul, Ronan Araujo Garcia; o presidente do Clube da Saúde, Márcio da Mata; o jornalista e apresentador do Bom Dia DF, Fred Ferreira; o empreendedor do Bar Lampião, Rafael Leite; e o atleta de basquete, cinco vezes Campeão Brasileiro  cinco vezes  Campeão Paulista, três vezes  Campeão da Liga sul-americano, três vezes Campeão sul-americano pela Seleção Brasileira, com participação nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara e Campeão da Liga das Américas,  Arthur Luiz Belchior Silva.

 

Dayse investe no Guará

“Conheço os problemas e demandas do Guará de perto. Por isso, tenho trabalhado muito pela revitalização e pelo progresso da nossa cidade. Meu mandato será uma trincheira de luta em defesa da nossa região. Contem comigo”, diz a deputada.

Seu mandato tem investido e realizado fiscalizações em prol da cidade. Desde o início da sua atuação parlamentar, em janeiro de 2023, a distrital já destinou mais de R$3 milhões em emendas parlamentares para ações diretas no Guará, sendo 23,08 % de emendas de seu mandato.

Além disso, Dayse já protocolou 18 indicações sugerindo ao Governo do DF que proceda com a realização de ações de competência do Poder Executivo e quatro requerimentos solicitando informações da Administração Pública sobre assuntos sujeitos à fiscalização na região.

Ela também já realizou fiscalizações em todas as unidades de saúde da cidade, fez a indicação para revitalização do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará (Cave) e solicitou a instalação de quebra-molas e obras de drenagem no IAPI.

Outras ações do mandato de Dayse Amarilio foram as indicações solicitando a manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 2 e 3 e também da Horta Comunitária da QE 38.

Segundo ela, “esse é só o começo”. “O Guará é prioridade para mim e para meu mandato. Ao longo dos próximos quatro anos, seguiremos investindo na cidade”, afirma.

 

História do Guará

Em 1967, apesar de Brasília ainda ser uma cidade jovem, o problema da falta de moradias para os funcionários públicos já começava a despontar. Foi então que um grupo de funcionários da NOVACAP, comandados pelo presidente da empresa, o engenheiro Rogério de Freitas Cunha, resolveu construir suas próprias casas em regime de mutirão, ocupando um local próximo ao Córrego Guará, distante 11 quilômetros do Plano Piloto.

No dia 21 de abril de 1969 foi inaugurado o primeiro trecho com 800 casas, chamado de Setor Residencial de Indústria e Abastecimento (SRIA). A primeira quadra concluída foi QI 05. Mas a inauguração oficial da nova cidade-satélite aconteceu apenas no dia 05 de maio daquele ano.

A cidade foi batizada de Guará em homenagem ao córrego que atravessava a região. A palavra vem do tupi “auará”, que significa “vermelho”. O lobo-guará, muito comum no cerrado e que deu o nome ao rio, é chamado assim em razão da sua cor avermelhada.

 

Qualidades  do Guará

Atualmente, o Guará é uma das Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal com a maior renda per capita. A cidade, que fica próxima do Plano Piloto e do Setor de Indústrias (SIA), se transformou numa das áreas mais valorizadas do DF, já que está no eixo entre o núcleo do poder e as outras principais regiões administrativas.

Famosa pela sua feira e pelo “Bomba”- típico sanduíche da região, a localidade ainda conserva características de cidade do interior e oferece ótimo padrão de serviços públicos. Hoje, o Guará continua se expandindo com novos e modernos condomínios verticais.

 

Curiosidades do Guará

Talvez você não saiba, por isso vamos te apresentar cinco curiosidades sobre o Guará.

A primeira é que as primeiras casas da região foram construídas em regime de mutirão por servidores públicos. Outra particularidade da cidade é ter sido o berço do reggae e do movimento rastafári no Distrito Federal nos anos 1970.

Outra curiosidade diz respeito ao famoso “Bomba”, sanduíche típico da região. O queridinho da cidade foi criado em 1980, pela lanchonete Marrom Glacê, que funcionava na QE 7, o coração econômico da cidade. A quarta particularidade é que o padroeiro da região é São Paulo Apóstolo e, por último, Ayrton Senna e Nelson Piquet já correram no Kartódromo da cidade. Outra curiosidade é que o Clube de Regatas Guará ganhou seu único título do futebol brasiliense, em 1996, clube que já abrigou dois jogadores que chegaram à Seleção Brasileira, o zagueiro Lúcio, e o atacante Renaldo.

 

 

Sessão Solene em Homenagem aos 54 anos do Guará

Data: 25 de maio

Horário: 19h

Local: Administração da Cidade