“Vamos fazer importantes investimentos nos três parques do Guará”, Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente do DF

DCIM100MEDIADJI_0026.JPG

O Parque Ezechias Heringer (Parque do Guará) e os outros dois parques da cidade, Bosque dos Eucaliptos e Parque Denner, vão ser revitalizados e receber novos investimentos ainda este ano. A informação é do secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg (Guto) Gomes, nesta entrevista ao Jornal do Guará.
Brasiliense de Sobradinho, formado em Sociologia e em Gestão Ambiental, Guto Gomes é morador do Guará há mais de 30 anos e, como ativista ambiental, teve fundamental importância na implantação e preservação dos três parques da cidade.

DCIM100MEDIADJI_0024.JPG

Como e quando foi despertado esse seu interesse pela defesa da natureza?
Começou com a oportunidade de participar da criação dos Fóruns das ONGs do DF e Entorno nos anos 90, quando o movimento iniciou a luta pela implantação das unidades de conservação ambiental. Particularmente, me interessei pela implantação do Parque Ezechias Heringer, que existia de fato, mas estava todo ocupado por chacareiros, e degradado.

Por causa dessa luta, o sr. foi protagonista de um episódio que te deixou marcas físicas…
Eu e uma fiscal do Ibram sofremos um atentado a tiros por parte de um chacareiro, um policial militar, que ocupava irregularmente uma área no parque. Mesmo com as marcas do atentado, não desisti da luta pela desocupação – pelo contrário, fiquei mais estimulado ainda. Felizmente, depois de muita pressão, conseguimos a retirada dos ocupantes no Governo Rollemberg.

Mas ainda estão no parque quatro chacareiros, protegidos por liminares…
De acordo com informações que recebi dos órgãos do governo responsáveis pela área jurídica, de fiscalização e ambiental, essas liminares não existem mais. Visitei o juiz da Vara de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF, que me prometeu agir contra liminares que porventura ainda existam, o que não parece mais ser o caso.

O Parque Ezechias Heringer existe oficialmente há mais de 40 anos e dispõe de pouca estrutura ainda, mesmo assim, proveniente de compensação ambiental. O sr. está há apenas quatro meses no cargo, mas o que pretende fazer para melhor essa estrutura para atrair o morador?
Existe um plano diretor do parque, que será implantado assim que formos conseguindo recursos, como a implantação de equipamentos recreativos, mais trilhas, para que o morador possa desfrutar do parque de forma responsável. É importante salientar que a prioridade deve ser a preservação da biótica, da diversidade da natureza, intercalada com a parte recreativa. É isso que prevê o decreto assinado pelo governador Ibaneis criando o projeto DF nos Parques (ver reportagem nas páginas 4 e 5).

Já existem recursos para esses investimentos?
Começamos a busca por emendas parlamentares e já temos a promessa de alguns deputados distritais que se interessaram em investir no parque.

Parte da cerca do parque, principalmente na Área 27, entre a QE 46 e a Saída Sul, já foi furtada. O que vocês pretendem fazer para melhorar a segurança?
Temos a vigilância motorizada, que, entretanto, não chega naquela área, por causa da via EPGU no meio. Estamos pensando em implantar um monitoramento por câmeras para inibir os furtos naquela parte do parque.
Uma das demandas dos usuários do Parque do Guará, dos moradores do setor Park Sul e dos usuários do ParkShopping, que pertencem à Região Guará, é uma travessia entre os dois lados para pedestres e ciclistas. Há algum projeto prevendo esse acesso?
Sim, estamos discutindo essa possibilidade com o Ibram e assim que conseguirmos os recursos será uma das providências a serem implantadas.

Além do Ezechias Heringer, o que está previsto para os dois outros parques do Guará, o Denner e o Bosque dos Eucaliptos?
Para o Bosque dos Eucaliptos já temos recursos disponíveis de mais de R$ 800 mil, que, se bem utilizados, podem ser suficientes para fazer muita coisa, principalmente o cercamento. Em relação ao Parque Denner, a Administração Regional tem buscado recursos de emendas parlamentares para melhorá-lo.