Tudo pronto para o 6º São João do Guará

Com expectativa de receber mais de 40 mil pessoas, começa na próxima quinta-feira (22 de junho) e vai até domingo (25) o 6º São João do Guará. Neste ano, a festa é considerada uma das maiores do Distrito Federal, tanto em número de pessoas quanto em quantidade de atrações. O evento fechou a programação nesta semana e vai contar com bandas de forró, quadrilhas, parque de diversões, comidas e brincadeiras típicas, além de um parque de diversões e uma superestrutura para receber toda a família.
“Na edição passada, fizemos algo grande para celebrar o fim das restrições da pandemia, após dois anos sem evento. Agora, retomamos o embalo e queremos oferecer algo ainda maior, mais divertido e animado e com mais atrações para nosso público”, destaca uma das organizadoras, Mayara Franco. “O nosso São João é no Guará, mas ele foi pensado para o público de todo o Distrito Federal”, complementa a outra responsável pela festa, Tamara de Lima.


Uma das atrações desta temporada é a revelação do forró em Goiás, a Farinha com Rapadura. A banda traz seu mais novo show ao Distrito Federal no próximo dia 24. Essa é a quinta vez que os forrozeiros goianos tocam para o público candango. Porém, garantem que essa vai ser a melhor de todas as apresentações

Liderada pelos vocalistas Carlos Henrique e Katlenn, a banda mescla músicas tradicionais com hits do momento. “Vamos de Gonzagão a Zé Vaqueiro. Nosso objetivo é agradar a todos os públicos com um repertório variado e animado”, garante o cantor.
Além da Farinha com Rapadura; os trios Forró com Site e Bacurau Arretado, bem como os cantores Nilson Freire e Alan Morais também integram o line up do 6º São João do Guará que, neste ano, presta homenagens à professora Soninha Dourado, uma das principais personalidades da cidade, falecida há poucos meses.


Uma atração à parte, as quadrilhas ditam o ritmo do evento. Estão escaladas as tradicionais Paixão Cangaço e Mala Véia e as revelações Elite do Cerrado e Estrela de Prata. Vale destacar ainda a Pinga em Mim, que trabalha a inclusão de pessoas com deficiência e leva à arena de dança temáticas relacionadas ao combate ao preconceito e as dificuldades cotidianas vividas por esse público.
Como de costume, nos próximos dias começa a ser montado o já esperado parque de diversões com atrações para todas as idades. E, como não pode faltar, o cardápio com as mais diversas e tradicionais comidas e bebidas típicas, como arroz carreteiro, canjica e o quentão para esquentar as noites frias dos mais animadinhos.

Homenagem a Sônia Dourado

Pioneira na cultura do DF, professora nos deixou há cerca de um mês vítima de doenças respiratórias, mas seu legado ainda vive na cidade que tanto amou.
Primeira e mais ativa diretora da Casa de Cultura do Guará, a professora Soninha Dourado vai receber uma justa homenagem durante as comemorações do 6º São João do Guará, uma das festas que ele mais amou na região. Ao longo dos dias de ‘arraiá’, a organização do evento vai apresentar vídeos em alusão à ilustre moradora da região.
“Ela sempre foi uma de nossas maiores incentivadoras e grande inspiração. Se a cultura e a arte é hoje, um dos pontos fortes da cidade foi por causa dela”, enfatiza Tâmara de Lima, uma das responsáveis pela festa.