Começa uma das festas mais tradicionais do DF, o São João do Guará

Bandas, quadrilhas, decoração, parque de diversões e comidas típicas proporcionam ao público a uma verdadeira viagem ao sertão

Está tudo pronto. Chegou a hora de calçar as botas, vestir a camisa xadrez e colocar o chapéu, além de um bom casaco. De quinta-feira (22) a domingo (25), a sexta edição do São João do Guará movimenta a região. Uma das mais tradicionais do Distrito Federal, a festa junina vai proporcionar o público uma verdadeira viagem ao sertão brasileiro.
Como de costume, o evento ocorre no quadradão da entrequadra 19/34, ao lado do edifício Consei no Guará II. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas ao longo desses quatro dias na celebração que chama a atenção pela variedade de Bandas, de quadrilhas, na decoração e, principalmente, de comidas típicas. Outra marca registrada é o parque de diversões que, neste ano, vem ainda mais animado para crianças de todas as idades, até para aquelas com muita idade.
A programação de shows foi fechada ainda na semana passada e vai contar com apresentações das bandas Farinha com Rapadura e Bota pra Moer; dos trios Forró com Site e Bacurau Arretado, e dos cantores Nilson Freire e Alan Morais.
Um espetáculo a parte, a edição desse ano vai promover um verdadeiro desfile das campeãs. Isso porque as quadrilhas Mala Véia e Paixão Cangaço subiram ao ponto mais alto do pódio ao garantirem, respectivamente, o título da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LinQDFE) e do Circuito Distrito Junino. Além dessas, as revelações Elite do Cerrado, Estrela de Prata e Pinga em Mim completam a programação artística.
“Fomos em busca do que tinha de melhor para as famílias que vierem. Pensamos desde um ambiente agradável e confortável até atrações de peso. Vão ser quatro dias inesquecíveis e de pura animação e diversão”, garante Joel Alves, um dos responsáveis pelo são João do Guará.

Clima bom

O São João do Guará coincide com a semana da chegada do inverno. O Distrito Federal tem amanhecido com a mínima na casa dos 11°C. No entanto, a estação não deve, pelo menos nos primeiros dias, mudar o clima na capital federal, que deve se manter o mesmo dos dias anteriores: frio e seco. Ao longo do dia, os termômetros podem registrar temperatura máxima de até 27ºC. Durante a noite, os termômetros voltam a registrar queda, mas nada tão acentuado a ponto de esfriar a festa.