Por um Guará mais sustentável

Os alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas escolheram o Guará como objeto de estudo e estão contribuindo com o Hackacity Guará - Mutirão Cidade Inteligente.

Os alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas escolheram o Guará como objeto de estudo e estão contribuindo com o Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente. Sob a orientação do professor Wilson Nobre, especialista em inovação, os alunos da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV estão examinando o Guará e sua comunidade, com o desafio de criar uma proposta de política pública baseada nos princípios da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes.
Matriculados na disciplina Experiência de Protagonismo Político com Teoria U, os alunos visitaram iniciativas como a Horta Comunitária, além de se reunirem com líderes locais. Durante esse período, os voluntários do Hackacity Guará, Cristiane Pereira e Rafael Souza, juntamente com a gerente de Desenvolvimento Econômico da Administração Regional do Guará, Viviane Mello, acompanharam o processo de aprendizado ativo, que envolve a execução de projetos reais nos ambientes onde os alunos trabalharão no futuro. O professor Wilson Nobre destaca a importância da interação dos alunos com as lideranças locais para que eles possam obter uma visão abrangente das necessidades a serem atendidas e das oportunidades de melhorar o bem-estar social, econômico, ambiental e cultural.
O estudo é guiado pela Teoria U, uma metodologia de inovação radical focada nas pessoas, desenvolvida pelos professores Otto Scharmer e Peter Senge no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos anos 90. Segundo o professor, a Teoria U propõe uma jornada de inovação que passa por estágios como abrir a mente e a curiosidade e a empatia, abrir a vontade de inovar e a capacidade humana de criar ações de impacto positivo.
Os alunos apresentaram o projeto Viva Verde, cujo objetivo é transformar a cidade por meio da conscientização ambiental, da adoção de práticas sustentáveis e do envolvimento da comunidade. Acredita-se que isso poderá gerar uma diferença significativa na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente local.
Para a aluna Thaís Chaves, “a experiência de apresentar o projeto VIVA VERDE Guará foi extremamente gratificante e enriquecedora. Poder compartilhar nossas ideias e propostas com as partes interessadas e receber feedback direto delas foi uma oportunidade valiosa para aprimorar e clarear nossas ideias. Estamos entusiasmados com a oportunidade de beneficiar a população do Guará, proporcionando um ambiente mais saudável, consciente e sustentável. Esperamos ver o projeto VIVA VERDE Guará se tornar uma realidade e testemunhar o impacto positivo que ele terá na vida das pessoas, inspirando outros projetos semelhantes em toda a região”.