Guará ganha painel com grafite no Complexo do Cave

Parceria entre a administração regional e grafiteiros voluntários revitaliza mais um monumento na cidade

Durante o Circuito Centro-Oeste de Bicicross, realizado no último domingo (20) no Guará, um mural de 50m2 no Complexo do Cave foi totalmente revitalizado. O trabalho é fruto de um mutirão de grafiteiros voluntários, com o apoio da Administração Regional do Guará, do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Ambiental Social e Cultural (Ibrasc) e do coletivo Graffiti da Capital.

Com 25 metros de largura e dois de largura, o mural integra parte da estrutura da arquibancada da Pista de Bicicross, que fica localizada às margens da Avenida Contorno, no Guará II, dentro do Complexo do Cave. Na semana anterior ao evento, a equipe da Divisão de Obras da Administração do Guará realizou manutenção prévia na arquibancada, retirando buracos e rachaduras. Com isso, o mural ficou pronto para receber a arte urbana.
O administrador do Guará, Artur Nogueira, destaca que o painel é um legado do Circuito Centro-Oeste de Bicicross e mais monumento revitalizado na cidade. “A comunidade pode contar com o nosso compromisso com a arte e a cultura local. Há mais de 20 anos esse espaço de esporte e lazer não recebia benfeitorias desse tipo. É determinação do governador Ibaneis Rocha esse cuidado diário com a cidade e com a revitalização dos espaços públicos”.
“O coletivo Graffiti da Capital agradece a oportunidade para valorização da arte urbana, um elemento do hip-hop, visando apoiadores e investidores para maior difusão da nossa cultura. Muitas vezes, é uma arte pouco valorizada. Agradecemos aos artistas voluntários que contribuíram para que esse painel fosse realizado, entregando esse presente tão belo para a comunidade guaraense”, comenta Thiago Azevedo, também conhecido como Ranuk, idelizador do coletivo Graffiti da Capital.

Saiba mais

No total, oito artistas participaram da força-tarefa de arte urbana. São eles: Julimar dos Santos, gerente de Cultura do Guará, Ranuk, Micro, Soneka, Neros, Humor, Micro e Mairanny e Evoke (artista da Inglaterra). Criado em 2015, o coletivo Graffiti da Capital conta atualmente com mais de 200 participantes direta e indiretamente. O grupo tem o intuído de contribuir com reconhecimento, difusão, valorização e a preservação da arte urbana. Com isso, pretendem dar novas cores e uma identidade visual mais moderna a espaços públicos.