Candidate-se a conselheiro de cultura do Guará

Estão abertas as inscrições para candidatos ao colegiado que cuida da política cultural e dos equipamentos públicos será renovado nos próximos meses

Nos últimos anos, o Conselho de Cultura do Guará tem sido o colegiado popular com maior evidência na cidade. A luta contra a privatização de equipamentos culturais, como o Teatro de Arena, uniu como nunca os artistas da cidade. E agora, o Conselho Regional de Cultura do Guará passará por uma renovação completa. “O nosso conselho é reconhecido em todo o DF como um dos mais atuantes e combativos, sempre visando preservar os interesses da comunidade cultural, por isso a importância de termos pessoas comprometidas com a cultura local em seus mais diversos segmentos e linguagens,” explica Julimar dos Santos, atual gerente de Cultura do Guará.

Renovação

Várias cidades do DF também elegem o seu próprio colegiado na mesma data. O objetivo é selecionar representantes da sociedade civil com atuação na área cultural, que desejam contribuir para o desenvolvimento cultural da região. Neste momento estão acontecendo as inscrições para os candidatos, para serem validados pela população posteriormente.Para concorrer às vagas de conselheiros os candidatos devem comprovar um mínimo de 3 anos de atuação na área cultural por meio de currículo e portfólio e, ter pelo menos 2 anos de residência comprovada no Guará. O período de inscrição vai até 18 de setembro. Já a realização das eleições está programada para acontecer de 27 de novembro a 18 de dezembro, com a posse dos eleitos marcada para janeiro de 2024.

“Os Conselhos Regionais de cultura têm papel fundamental dentro do sistema de cultura do DF. É o elo entre a comunidade e o poder público. É o conselho que reúne as demandas, sugestões e diretrizes da comunidade, para assim formular o plano de cultura da cidade, que deve ser executado pela administração do Guará através da Gerência de cultura. Fui conselheiro de cultura por dois mandatos, e sei da importância desse colegiado”, explica o gerente de Cultura, Julimar dos Santos.
Para o autal presidente do CRC Guará, Rênio Quintas, “é fundamental que a comunidade do Guará participe ativamente do processo de eleição dos conselheiros de cultura de nossa cidade, se candidatando ou se inscrevendo no certame. Um conselho forte e participativo é fundamental para que o Fazer Cultural das nossas cidades sejam respeitados”.

Após homologadas as candidaturas, acontece a eleição. Serão preenchidas nove cadeiras de conselheiros(as) titulares e até nove conselheiros(as) suplentes. Os representantes da sociedade civil serão eleitos pela comunidade local para mandatos de 3 anos, para promover e apoiar iniciativas culturais na região administrativa do Guará. A participação dos representantes da sociedade civil nos Conselhos Regionais de Cultura é fundamental para promover o enriquecimento cultural e artístico da região, garantindo que a voz da comunidade seja ouvida na tomada de decisões importantes relacionadas à cultura.
“O Conselho de Cultura é deliberativo e participa diretamente da formatação do orçamento da cultura nas Administrações, estabelecendo prioridades e diretrizes, sempre em parceria com a Administração e a Gerência de Cultura, na forma da Lei 934/2017 – Lei Orgânica da Cultura. Ademais, estão entrando 3 bilhões de reais pela Lei Aldir Blanc e os Conselhos Regionais de Cultura poderão propor e estimular projetos em todas as Regiões Administrativas da capital do Brasil. Geração de emprego e renda na circulação e no estímulo à Economia Criativa”, esclarece o atual presidente do Conselho de Cultura do Guará, o maestro Rênio Quintas.

Veja o edital completo

Formulário de Inscrição