Atividades educativas celebram o Cerrado no Parque Ezechias Heringer

A programação que comemorou o Dia Mundial do Cerrado foi encerrada no Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, neste domingo, 17 de setembro, com diversas atividades voltadas para a educação ambiental.

O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), ofereceu oficinas de observação de aves com a Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental; contação de histórias com Seu Cachu; exposição e distribuição de sementes com Tempo de Plantar; além da animação do personagem Lobo Guará com a Polícia Militar Ambiental.

Os irmãos Letícia Ribeiro, 11 anos, e Rafael Ribeiro, 8 anos, aproveitaram a manhã no parque para brincar e aprender mais sobre nosso bioma Cerrado. “Aprendemos sobre sementes e pássaros do Cerrado e que devemos cuidar dos animais, das plantas e de toda natureza. Foi muito legal”, comentou Letícia.

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Gutenberg Gomes, morador do Guará,  ressaltou a importância da parceria entre os órgãos, como Sema e o Brasília Ambiental, nas ações em defesa do meio ambiente. “Precisamos despertar a conscientização da sociedade para a preservação do Cerrado, que é o berço das águas”, explicou o secretário.

 

Dia Nacional do Cerrado

Em 2023, completa 20 anos em que a data foi instituída, por meio do Decreto s/n, de 20 de agosto de 2003, com o objetivo de conscientizar sobre a conservação e a preservação do segundo maior bioma brasileiro, que fica atrás apenas da Amazônia. O Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de seis mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo que a maior parte da sua cobertura localizada no Planalto Central.