Eleição no Conseg Guará foi por aclamação

Chapa foi composta apenas por novatos, porque nenhum diretor antigo quis concorrer à reeleição

Como havia somente uma chapa inscrita, a eleição para a renovação da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do Guará foi por aclamação, como, aliás, aconteceu em todas as regiões do DF onde havia apenas uma chapa.

A diretoria eleita para os próximos três anos é presidida por Danielle Cristine Carvalho e Igor de Castro como vice; Shirleidson Moisés de Oliveira Junior e Alisson Tony Rodrigues dos Santos para primeiro e segundo secretários; e Dayane Carvalho de Lima para a Diretoria Comunitária.

Como não houve interesse de qualquer componente da atual diretoria do Conseg, que era presidido pelo bombeiro militar Marcelo Cassiano, a próxima diretoria será composta apenas por novatos, a maioria jovens advogados ligada à Subseção Guará da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional DF.

Diferente da eleição para conselheiros tutelares, quando houve uma intensa mobilização de candidatos em busca de votos dos moradores, a do Conseg não despertou qualquer interesse da comunidade, porque os cargos não são remunerados, ao contrário do Conselho Tutelar, que paga R$ 6.510 mensalmente durante os quatro anos do mandato.

O que é o Conseg

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos, que têm como finalidade estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente na segurança da região do conselho, sugerem programas para estimular maior produtividade dos agentes de segurança pública, incentiva a integração e a interação da comunidade com as lideranças comunitárias, com as forças de segurança pública do DF, entre outras atribuições.

Além dos membros eleitos, fazem parte do Conselho Tutelar representantes das forças de segurança pública locais (Delegacia de Polícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran), da Administração Regional, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, da Secretaria DF Legal e da Coordenação Regional de Ensino.

As reuniões acontecem uma vez por mês e são abertas à comunidade e o morador pode participar com sugestões e reivindicações.