Guará vai receber 5 mil mudas da Novacap

Anúncio da doação aconteceu durante Seminário de Mobilização para o Dia de Plantar

Simone Vaz, coordenadora do Guará Tempo de Plantar, com o secretário de Meio Ambiente durante o evento

Os parques e áreas públicas do Guará vão receber cerca de 5 mil mudas de plantas do cerrado nesse período de chuvas no DF. O anúncio foi feito duante o Seminário de Mobilização para o dia de Plantar, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (SEMA/DF), em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, Novacap, Secretaria de Estado e de Governo do Distrito Federal e Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, promoveu no dia 30 de outubro. O encontro teve o objetivo de esclarecer questões sobre como e onde plantar, observando as diretrizes legais e ambientais. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre autoridades, representantes de administrações regionais, ambientalistas e integrantes da sociedade civil.
A ideia, que surgiu a partir de uma parceria entre a SEMA/DF e o Movimento Regenerativo Templo de Plantar, ganhou força e se transformou em ação de governo. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, em junho de 2023, uma série de medidas para o meio ambiente do Distrito Federal, entre elas, a assinatura do decreto que dispõe sobre a criação e inclusão no calendário oficial de eventos da cidade do 1º domingo de dezembro, como o dia de plantio de mudas nativas do cerrado.
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, iniciou sua participação elogiando a atuação efetiva do Movimento Regenerativo e destacando a importância da participação de voluntários integrantes da sociedade civil organizada. “É muito importante essa conexão. Nós não conseguimos nada, sem a presença de vocês. Aliás, eu estou como Secretário do Meio Ambiente, mas sou do balcão de lá. São voluntários que saem de casa para cuidar do meio ambiente porque acreditam num mundo melhor”, destaca o secretário, que é morador do Guará.
“Plantar uma árvore é um ato tão nobre como dar à luz a uma criança. Só que no plantio de árvores tem um fator curioso: nós estamos plantando para as futuras gerações. Os dois pés de ipês, que ganhei da Novacap e que vou plantar no dia 3 de dezembro, dificilmente eu os verei na sua fase adulta, mas meus filhos e netos poderão apreciar”, comentou o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da SEMA/DF, Renato Santana. Ele destacou ainda que o seminário teve como objetivo dirimir conflitos e responder questões sobre como plantar.
O presidente e idealizador do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, aproveitou a oportunidade para relatar o histórico do projeto e para enaltecer o evento. “O seminário é um momento oportuno para celebrar a caminhada que está sendo realizada, em conjunto com a sociedade civil e o governo, em função dos cuidados com a natureza. Esta foi uma manhã histórica para todos nós. Eu diria até que foi a manhã mais feliz deste ano”, comemorou Paulo.

Dia de Plantar uma Árvore

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, atendendo a um pedido da sociedade civil, liderado pelo Movimento Regenerativo Tempo de Plantar promulgou o Decreto 44.606/23, no dia 7 de junho, designando oficialmente, o primeiro domingo de dezembro, como o Dia de Plantar uma Muda de Árvore Nativa do Cerrado no Distrito Federal. A proposta é que sejam plantadas um milhão de árvores do cerrado por ano no DF. As medidas foram assinadas na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho,

O Movimento

O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar é um grupo voluntário que mobiliza todos os anos a sociedade para viver uma experiência de regeneração, plantando e cuidando de uma muda de árvore durante o período chuvoso. Todo primeiro domingo de dezembro é feito um mutirão nacional de plantio de árvores. O projeto se organiza em 27 Comitês de Plantios de Árvores, espalhados nas regiões administrativas do DF, geridos por uma rede de voluntários.