Duplicação da via Guará-NB começa na próxima semana

Obra tem previsão de seis meses e terá ciclovia, outra ponte, rotatória e outras melhorias

Agora é oficial. O governador Ibaneis Rocha virá ao Guará na próxima quinta-feira, 23 de novembro, para assinar a ordem de serviço e dar início à obra de duplicação entre a cidade e o Núcleo Bandeirante. A via será duplicada entre os lavajatos até o balão de intersecção com Arniqueira e Park Way, onde existe pista única, e construída uma segunda ponte. A obra contempla ainda serviços de pavimentação, drenagem, meios-fios, calçadas, ciclovia, sinalização, além de uma rotatória de 30 metros de diâmetro e mais vegetação no canteiro central e nas laterais da via e estrutura de contenção do encabeçamento da ponte atual sobre o córrego Vicente Pires.
Ao longo da via está prevista uma faixa de serviço entre a calçada e o meio fio, para postes de iluminação pública, vegetação, lixeiras e sinalização viária vertical. O espaço ainda cria a possibilidade de plantio de árvores e implantação de mobiliário urbano. A nova ciclovia será conectada ao sistema cicloviário existente no Guará II, a partir da QE 32, e no Park Way, próximo à interseção entre a ferrovia e a via de acesso à DF 079. Parte do trajeto ficará na lateral da via e outra parte perto do canteiro central.
De acordo de estudos da Novacap e DER-DF, circulam pela via cerca de 12 mil veículos por dia, a maioria nos horários de pico, no final da tarde. A obra vai custar R$ 10,1 milhões, recursos do próprio governo.
A via de ligação Guará- Núcleo Bandeirante tem 3,4 km de extensão e conecta a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) à Avenida Contorno, na altura da QE 38 do Guará II. O trânsito no local é intenso, principalmente nos horários de pico, porque, além da concentração de comércio e moradia na vizinhança, a via é rota para quem trafega pelas regiões do Guará, Park Way, Bernardo Sayão, Águas Claras e Núcleo Bandeirante.

Importância vital

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, é uma prioridade da atual gestão melhorar os acessos, as condições de trânsito e trazer mais conforto à população. “Com a duplicação da via e a construção da ciclovia, vai melhorar significativamente as condições de acessibilidade para as pessoas que lá transitam”, afirma.
Atualmente, a via de ligação entre Guará e Núcleo Bandeirante possui condições precárias de pavimento e sinalização. Também não tem ciclovia e calçadas no percurso, o que deixa a passagem mais insegura para os usuários.
“O projeto torna a via de ligação mais confortável e segura, com as pistas separadas por canteiro e mais sinalização. Essa medida torna possível a execução de retornos bem localizados, sem comprometer a integridade dos motoristas”, explicou a coordenadora de Aprovação de Projetos de Urbanização da Seduh, Caroline Fernandes.
A execução será feita pela Secretaria de Obras, que estima a geração de 100 empregos diretos e 300 indiretos com os trabalhos.