Igualando Oportunidades: conheça a incubadora de projetos com foco em empreendedores negros

Em janeiro começa uma jornada de 6 meses que vai impulsionar o afroempreendedorismo no Distrito Federal

Os mais de 14 milhões de empreendedores negros no país enfrentam grandes desafios para alcançar o sucesso. Mas, mesmo diante das frequentes crises econômicas e do racismo estrutural, o afroempreendedorismo emerge como um exemplo notável para a valorização do trabalho da população negra e sua progressão social. No Brasil, o potencial dos afroempreendedores é notável. Conforme dados do mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil atingiu 212,7 milhões em 2021, registrando um aumento de 7,6% em relação a 2012. Nesse período, a proporção de pessoas que se autodeclaram brancas diminuiu de 46,3% para 43%, ao passo que a autodeclaração como pretas subiu de 7,4% para 9,1%, e a de pardas de 45,6% para 47%. Os negros agora compõem mais de 56% da população brasileira, evidenciando o potencial do afroempreendedorismo no país.

“Acreditamos em uma geração capaz de encontrar soluções disruptivas. Por isso é fundamental investir na capacitação através de projetos como o Igualando Oportunidades”Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Como parte dos esforços para cumprir as metas estabelecidas no Pacto pela Inclusão Racial no Mercado de Trabalho do Distrito Federal, a comunidade jovem e negra terá à disposição o projeto Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo, uma incubadora de projetos capaz de enriquecer o conjunto de competências e habilidades do profissional afrodescendente para a área de tecnologia da informação, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho, trazendo lucratividade e visibilidade social para os seus negócios, além de promover a possibilidade de desenvolvimento empreendedor desse profissional.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics), com fomento do Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF).

A palestra de abertura será realizada no dia 11 de janeiro de 2024, com o tema Diversidade étnico-racial como estratégia de negócio, que aborda a diversidade étnico-racial como impacto de lucratividade, inovação e valor agregado. Um marco também para o início da incubadora de projetos.

Inscrições gratuitas

Em janeiro também iniciam-se as atividades de incubação dos projetos. As inscrições são gratuitas e não é necessário nenhum tipo de experiência. As ideias de projetos serão acompanhadas durante seis meses, motivando o afroempreendedorismo por meio de desenvolvimento de projetos economicamente viáveis e utilizando o conhecimento como espaço para a reflexão e o debate da importância da igualdade racial nas empresas e para o desenvolvimento local.

O objetivo do Igualando Oportunidades é incentivar a criação e o desenvolvimento de ideias, soluções ou produtos, capazes de serem replicados e crescerem mesmo em condições difíceis de prever. Algo que possa mudar a forma de realizar uma ação cotidiana. As incubadoras, como a do Igualando Oportunidades, são iniciativas que ajudam empresas com modelos de negócio inovadores a alcançarem o sucesso, seja fornecendo treinamentos, mentorias, rede de contatos ou experiências. Serão 40 encontros, entre oficinas, palestras, mentorias especializadas e meetups, de janeiro a junho de 2024. “É uma oportunidade única de incentivarmos as boas ideias, as práticas inovadoras e o empreendedorismo entre os jovens do Distrito Federal. Acreditamos em uma geração capaz de encontrar soluções disruptivas. Por isso é fundamental investir na capacitação através de projetos como o Igualando Oportunidades”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.

“Serão realizadas mentorias onde aprender com aqueles que passaram por experiências semelhantes pode ajudá-lo a encontrar atalhos no caminho e também mostrar o que você não consegue ver. Trazemos mentores de mercado e do governo para esclarecimentos e desenvolvimento de raciocínio para o problema em questão do projeto incubado”, destaca a gestora do Igualando Oportunidades e diretora-executiva do Instituto Multiplicidades, Cristiane Pereira, que é especialista em gestão, cidade inteligente, segurança da informação, inovação e tecnologia da informação e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do Ibrachics.

Quem coordena a metodologia da Incubadora Igualando Oportunidades é Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil pela Forbes Under 30 e parte da comissão de jovens empreendedores do BRICS. Juliana é fundadora da InovaHouse3D, consultora do Instituto Multiplicidades e coordenadora nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.

Completam a equipe o consultor Alexandre Nasiasene, designer de serviços, conceito de negócios, produtos, estratégia e inovação, e o jornalista Rafael Souza, especialista em comunicação hiperlocal e organizador do TEDxGuará.

Faça a pré-inscrição neste link.

Saiba mais sobre o Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo no Instagram do projeto.