Inscrições abertas para a incubadora que vai impulsionar o afroempreendedorismo em Brasília

Programa promove a igualdade de oportunidades democratizando o acesso aos conceitos de startup, inovação e negócios.

Fotos de Alexandre Nasiasene

Estão abertas as inscrições para a incubadora de ideias do Igualando Oportunidades, voltado a pessoas negras que queiram melhorar um negócio ou projeto de vida.

O Igualando Oportunidades surgiu em resposta à necessidade de capacitação para a integração de pessoas negras no mercado de trabalho, aproximando-as de oportunidades afirmativas e de ampla concorrência, desmistificando possíveis obstáculos nos processos de seleção. A incubadora do projeto concentra-se na validação, consolidação e evolução de negócios. Portanto, mesmo aqueles que já participaram do projeto no passado terão uma experiência enriquecedora na Incubadora, caso demonstrem interesse em se tornar empreendedores e alavancar seus projetos ou empresas.

“Acreditamos que com conhecimento de negócios você pode ir mais longe, sendo dono da sua própria empresa ou projeto e trilhando uma jornada de sucesso. As estatísticas não são favoráveis, mas com uma boa orientação é possível driblar os principais pontos críticos de um negócio e transformar seu sonho em realidade. Nossa equipe e mentores externos acompanharão sua evolução, com teorias e momentos de inspiração, para te preparar para o mercado”, explica Cristiane Pereira, gestora do Igualando Oportunidades, diretora-executiva do Instituto Multiplicidades e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do IBRACHICS.

Durante os 6 meses de incubação, os participantes terão acesso a oficinas, palestras, mentorias e meetups, totalizando 40 encontros. O foco em cada uma dessas modalidades de encontro é fortalecer o afroempreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de negócios, a capacitação de potenciais empreendedores e a criação de referências. A palestra de abertura da incubadora está prevista para o dia 11 de janeiro de 2024, marcando o início do ciclo de pré-incubação.

As inscrições são gratuitas e abertas a todas as pessoas que se identificam como pretas ou pardas, não será exigido nenhum tipo de pré-requisito ou experiência prévia. Como o foco da incubadora é desenvolver negócios, o interessante é que o participante trabalhe uma ideia ou um negócio real nos encontros, ainda que seja apenas uma ideia.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com apoio do Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI DF).

Faça a pré-inscrição no website: https://igualandooportunidades.com.br/ .

Saiba mais sobre o Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo no Instagram do projeto.