Iniciada jornada de incubação para projetos de afroempreendedores

Com palestra inaugural do juiz Fábio Esteves, no Planetário de Brasília, Incubadora Igualando Oportunidades começa acompanhamento de 6 meses

O auditório do Planetário de Brasília recebeu, dia 11 de janeiro, a primeira etapa da Incubadora Igualando Oportunidades. A incubadora é voltada para a população preta e  visa fortalecer habilidades, desenvolver ideias,  promover a inclusão no mercado de trabalho e impulsionar o afroempreendedorismo, como parte dos esforços para atingir as metas do Pacto pela Inclusão Racial no Mercado de Trabalho do Distrito Federal.

No lançamento , o procurador do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, Paulo Melo, responsável pela viabilização do projeto, lembrou que a iniciativa materializa os importantes objetivos, coma inclusão de jovens negros no mercado de trabalho e a capacitação de novos empreendedores.

O Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Hideraldo Almeida, destacou que a o Igualando Oportunidades é uma forma de tornar a jornada do empreendedor mais efetiva. “É preciso pensar no poder da diversidade, de como ideias e negócios diferentes atendem a públicos específicos. É preciso capacitar o empreendedor negro para que ele seja o responsável por criar soluções para dores que esta população vivencia”. O mesmo tom foi adotado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman. “Vocês, que conhecem a própria realidade, têm a capacidade de adaptar os processos, propôr inovações e encontrar soluções para a comunidade negra. Este projeto é uma parte importante desta jornada”.

A palestra do juiz do Tribunal de Justiça do DF, Fábio Esteves, emocionou a seleta plateia no planetário. A partir de sua própria vivência, o magistrado contextualizou o racismo estrutural no Brasil, demonstrou como o preconceito atua, ora silencioso, ora explícito. Partindo da própria perspectiva, exemplificou as dificuldades específicas da comunidade negra e o caminho para superar estes obstáculos. Negro, filho de pai analfabeto e mãe dona de casa, Fábio Esteves tornou-se o pioneiro de sua família a ingressar na universidade. Hoje, Fábio, é mestre em Direito pela UnB, e doutorando pela USP. Juiz, foi presidente da Associação de Magistrados do DF, e pauta sua carreira na busca da redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras”. Fábio Esteves é parceiro da Incubadora Igualando Oportunidades deste sua primeira edição. 

Inscrições continuam abertas

As atividades da incubadora começam na próxima semana e estendem-se pelos próximos 6 meses. A participação é gratuita e aberta a todos, independentemente de experiência prévia. Qualquer pessoa interessada em desenvolver suas ideias e contribuir para o afroempreendedorismo pode participar. As atividades podem ser realizadas online ou presencialmente, conforme a disponibilidade dos participantes, e é possível revisitar as aulas e palestras a qualquer momento pelo YouTube. 

A incubadora oferece treinamentos, mentorias especializadas, uma rede de contatos e experiências ao longo de 40 encontros, incluindo oficinas, palestras e meetups, visando impulsionar o desenvolvimento de projetos economicamente viáveis. 

O projeto é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com o fomento do Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI DF).

 

Saiba mais sobre o Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo em https://igualandooportunidades.com.br/