GDF mobiliza órgãos para combate à dengue no Guará

Reunião na Administração Regional alinha ações contra o descarte irregular de lixo e de conscientização da população

Em uma ação inédita, a Administração do Guará reuniu nesta terça-feira (23/1) os principais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ações conjuntas para a conscientização da população e o trabalho integrado para o reforço na limpeza da cidade estarão entre as prioridades nos próximos dias.

Participaram da reunião o administrador do Guará, Artur Nogueira, o assessor da Presidência do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Raone Lima, a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde no Guará, Herica Cristina Marques, o delegado Johnson Kennedy, da 4ª Delegacia de Polícia, o major Alessandro Lopes Arantes, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e o comandante do 13º Grupamento de Bombeiro Militar, major Alisson Bernardi de Barros. Líderes comunitários também estiveram no encontro e ajudaram a mapear as áreas mais críticas no Guará em relação ao descarte irregular de lixo.

Reunião na Administração do Guará contou com representantes do SLU, Secretaria de Saúde, Polícia Civil, PMDF, Corpo de Bombeiros, líderes comunitários e integrantes da imprensa local

“Nesta luta contra a dengue, o melhor caminho é a prevenção. Precisamos que a comunidade também abrace essa causa. Afinal, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 94% dos focos do Aedes aegypti estão dentro da casa das pessoas. O governador Ibaneis Rocha determinou e vamos trabalhar incansavelmente até vencer esse mosquito”, destacou o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Fumaçê em ação na QE 28
Fumacê e conscientização

A QE 15 e a QE 28, no Guará II, receberam um mutirão para combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira (23/1). Entre as ações, houve visitas às residências pelos agentes de vigilância ambiental (AVAS) e orientações de prevenção aos moradores. As duas quadras registram vários casos nos últimos dias e também receberam o serviço de fumacê.  O inseticida de ultrabaixo volume (UBV) é uma das principais estratégias para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ações contra a dengue
  • Não descarte lixo em local irregular;
  • Verifique baldes, potes, garrafas e vasos na sua casa;
  • Coloque areia no prato das plantas;
  • Embale objetos que acumulem água;
  • Seque áreas que concentrem água;
  • Mantenha a caixa d’água tampada e as calhas limpas.

    Agentes da vigilância orientam moradores da QE 28