Desenvolvimento através da capoeira

Em março, alunos trocarão cordas no projeto Capoeira Amigo da Escola

O projeto Capoeira Amigo da Escola utiliza a arte capoeira e seus fundamentos de forma adaptada à realidade dos alunos do Centro de Ensino Especial do Guará, construindo oportunidades de melhoria nas funções motoras e cognitivas. Todas as quartas-feiras no Centro de Ensino Especial 01 do Guará, desde abril de 2023, os voluntários atendem cerca de 50 alunos. No dia 1º de março a escola promove o batizado e troca de cordas dos alunos durante o Festival Capoeira de Quebrada. “Na Capoeira, acredita-se que essa autonomia só pode nascer num ambiente que favoreça a criatividade e a livre expressão artística, tendo o corpo e a música como veículo dessas forças”, explica a idealizadora Lígia Vanessa, a Lola, oriunda da Abdá Capoeira, reconhecida pelo MEC deste 2016.

“Movimentando o corpo e estabelecendo comunicação entre a mente e a alma por meio da capoeira, a Capoiera Amigo da Escola segue criando memórias, momentos inesquecíveis e reais para os alunos”, completa Lola

Nas aulas, a capoeira é utilizada como ferramenta educacional de inclusão, usando brincadeiras e ginástica natural. Essas atividades desenvolvem condutas psicomotoras como lateralidade, estruturação espacial, relação espaço-temporal, coordenação motora, tempo de reação, ritmo, e muitas outras. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades musicais ao construir seus próprios instrumentos, cantar e aprender as letras e seus significados. Os alunos têm também a oportunidade de participar das rodas na própria escola e em eventos de capoeira.