Guaraense na Dança dos Famosos

Vitor Avelar, morador do Guará I, é um dos quatro coreógrafos e dançarinos de um dos grupos da disputa no Domingão com Huck

Quem assiste ao Domingão com Huck, na TV Globo, aos domingos, e acompanha a competição Dança dos Famosos, nem imagina que entre os participantes está um morador do Guará. Com exceção, claro, de quem o conhece. Entre os oito participantes do Grupo B – são quatro grupos na fase preliminar – está o coreógrafo Vitor Avelar, morador do QI 7 do Guará I, um dos quatro que acompanham o ator Henri Castelli, o influencer tik toker Juliano Floss, a atriz Barbara Reis e a jornalista esportiva Bárbara Coelho. Vitor e seus colegas Dani Duram, Vinícius Mello e Tati Scarletti são os responsáveis pela coreografia do grupo.
A temporada 2024 da Dança dos Famosos começou no dia 10 de março com um novo formato, agora dividido em quatro grupos de 8 participantes – quatro celebridades e quatro coreógrafos. O trio de jurados técnicos é formado pelos bailarinos e coreógrafos Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Zebrinha, e o júri artístico por três atores da Globo, diferentes a cada programa.
O guaraense Vitor Avelar foi um dos dezesseis coreógrafos selecionados pela comissão da Dança dos Famosos na quarta tentativa dele de entrar no programa. Esses profissionais geralmente são indicados por quem conhece o trabalho deles em alguma parte do país e depois da pré-seleção de currículos são submetidos à seleção técnica para a escolha dos que vão participar do programa. Para o programa deste ano foram pré-selecionados cerca de 100 profissionais, até a escola dos 16 participantes

Quem é Vitor Avelar?
Vitor Avelar, 34 anos, foi indicado inicialmente pela sua trajetória na dança no Distrito Federal, onde é conhecido como um dos principais coreógrafos e professores de dança. Além de bailarino de companhias profissionais nacional e internacionalmente conhecidas, ele acumula em sua bagagem experiências como ator, músico, acrobata circense, e integrante de comissões de frente do carnaval carioca. Essa trajetória começou aos 16 anos, quando tocava baixo numa banda de rock e o baterista da banda o convidou para participar do projeto social Dança e Cidadania, que era desenvolvido na Asa Sul pelo professor de dança João Carlos Corrêa, com jovens e adolescentes da rede pública de ensino. “Era também uma oportunidade de melhorar minha autoestima, porque não sabia dançar direito e isso atrapalhava nas paqueras. Por outro lado, era também a oportunidade de realizar o sonho da minha mãe, apaixonada por dança, e que sonhava em ter uma filha que fosse dançarina, mas só teve filhos homens”, conta Vitor.
Com apenas três meses no projeto, ele virou monitor e foi convidado para participar da companhia de dança do professor Alex Gomes e depois enveredou para o mundo da dança clássica, ballet e jazz na Companhia Duo, do também guaraense Rodrigo Mena Barreto.


Dança de salão
A dança lhe garantiu a estabilidade financeira que necessitava para seguir em seus estudos de como essa prática impacta na vida das pessoas. Ao tempo em que se apresentava nos mais diversos palcos, inclusive no Teatro Nacional de Brasília, em que teve como partner a professora Luh Nacimentos, também moradora do Guará, com a companhia AtuaDança, uma criação de ambos.
Vitor Avelar seguirá em sua bem sucedida carreira como coreógrafo e professor de dança, sendo especialista nos mais diversos estilos, dos tradicionais, como samba de gafieira e tango, aos populares, como salsa, zouk e forró. Em meio a vida agitada, entre ensaios, aulas e apresentações, se dedica à família, esposa e seus dois filhos.