A rede pública de saúde do Distrito Federal será reforçada com a chegada de 261 novos médicos em 15 especialidades e mais 200 generalistas com contrato temporário durante o período de incidência da dengue e da Covid. Os médicos serão distribuídos nas unidades da rede pública com a missão de fortalecer as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS). Doze deles serão alocados no Hospital Regional do Guará para reforçar a emergência.
As nomeações foram assinadas na sexta-feira (5 de abril) pelo governador Ibaneis Rocha e publicadas em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Um total de 240 faz parte do cadastro de reserva do último edital para a carreira médica, referente ao concurso de 2022, e os outros 21 médicos convocados substituirão os candidatos que não apresentaram documentação em chamada anterior.
“Estamos contratando mais médicos para auxiliar a população do Distrito Federal. Nós já tivemos a colocação de mais 200 médicos nas unidades hospitalares. Eles já estão atendendo nos hospitais do DF e nas unidades de pronto-atendimento [UPA]. Esperamos, com isso, melhorar a situação da saúde no DF”, anuncia o governador Ibaneis Rocha.
Para as contratações, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Decreto nº 45.635 de 25 de março de 2024, abriu crédito suplementar no valor de R$ 34.945.123 ao Fundo de Saúde do Distrito Federal. O recurso é proveniente do próprio Executivo.
“Nós desejamos que esses profissionais nomeados venham trabalhar conosco na Secretaria de Saúde. Temos feito toda uma reestruturação em busca do abastecimento e ambiência para que esses profissionais se sintam acolhidos. E o mais importante é que a nossa população precisa de todos esses profissionais”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Entre os especialistas contratados, serão 102 profissionais para ginecologia e obstetrícia, 73 para pediatria, 32 para anestesiologia, entre outras. “Foram convocados médicos em especialidades onde temos um maior déficit e onde há uma demanda constante e crescente da população”, explica a secretária.
Os nomeados se juntam a outros 6.195 servidores da Secretaria de Saúde nomeados desde 2019. Nos chamamentos anteriores foram convocados 2.417 médicos, o equivalente a 40% do total do efetivo da pasta.
Reforço com temporários
O GDF também recepcionou, na última quarta-feira (3 de abril), outros 200 médicos generalistas convocados temporariamente para reforço das equipes da rede pública de saúde no enfrentamento à epidemia de dengue e nos casos de doenças respiratórias. Os profissionais já iniciaram os atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades e equipamentos públicos para os quais foram direcionados pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Os 12 que vieram para o Guará vão atuar exclusivamente no Hospital. Segundo o superintendente da Região Centro-Sul, Ronan Garcia, eles já passaram por treinamento e já começam a atender a partir desta semana. “A equipe do hospital reforçada vai passar a atender com mais agilidade os casos encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região”, explica Ronan.
Os 200 médicos se juntam às mais de 900 nomeações de profissionais de saúde realizadas pelo governo desde o início do ano, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de vigilância ambiental (Avas).
Outras ações adotadas pelo GDF também devem trazer menos burocracia e mais agilidade para a contratação de serviços da Saúde e na aquisição de materiais, por meio do Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS).