Concluída reforma na pediatria do Hospital Regional do Guará

Com investimento de mais de R$ 500 mil, adequações oferecem mais conforto a usuários e servidores; pronto-socorro da clínica médica também passará por obras

A reforma da Unidade de Pediatria do Hospital Regional do Guará (HRGu) foi concluída. Entre as mudanças, estão a substituição total da rede de gases medicinais com pontos de oxigênio, ar comprimido e vácuo, troca do revestimento do piso e das paredes, revisão elétrica geral, substituição da rede lógica e da iluminação, e revisão hidráulica. Também foram realizadas a troca da tubulação de esgoto de água, a instalação de novos armários e placas de sinalização, pintura e a finalização dos consultórios, da Sala Vermelha e do leito de isolamento.
O investimento total foi de R$ 513 mil. As adequações passaram por três etapas ao longo de quatro meses de reforma, para não prejudicar os serviços e o atendimento. “O propósito é deixar o hospital todo remodelado. É uma melhoria na qualidade do serviço prestado aos usuários e também aos servidores, que serão contemplados com um ambiente melhor. Nós vamos deixar o HRGu num padrão muito melhor”, afirma o diretor administrativo do hospital, Evilásio Ramos.
A brinquedoteca também passou por mudanças, oferecendo um ambiente lúdico e acolhedor às crianças em atendimento. Além de ser um espaço para fisioterapia motora e respiratória, o local conta com painéis no tema safari, brinquedos, mesinhas e cadeiras para compartilhamento.
A diretora do HRGu, Roshni Babulal, destaca que a nova estrutura vai oferecer um serviço que atende a população de forma mais digna e humanizada. “Com a brinquedoteca, é possível conseguir um sorriso das crianças, o que resulta em uma recuperação mais rápida”, completa.


Foram feitos banheiros exclusivos para crianças no pronto-socorro pediátrico e outro para pessoas com deficiência. A unidade ganhou nova estrutura na sala de medicação e um Depósito de Material de Limpeza (DML), além de um espaço de nebulização.
Ao todo, são 16 leitos, com capacidade de expansão para 20. Cada berço reformado conta com um painel de identificação temático. Foram instalados quatro aparelhos de ar-condicionado e, dentro do pronto-socorro da pediatria, foi criado um consultório multidisciplinar com assistente social, psicólogo e psiquiatra. Atualmente, a unidade pediátrica do HRGu conta com uma equipe de 13 profissionais atendendo, em média, mil crianças ao mês.
Junior Sanches, 47 anos, pai da paciente Isis Maitê, 4, conta que a filha foi internada com dengue na unidade e elogiou o novo espaço. “O ambiente é muito agradável, ela se sente mais à vontade, confortável. É tudo muito limpinho, cheiroso. As crianças adoram esse colorido que fizeram, com certeza está ajudando na recuperação”, relatou.
O superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Ronan Garcia, ressalta que as entregas foram possíveis graças ao trabalho conjunto realizado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “Foi tudo feito de forma cautelosa, segura. Um trabalho com empenho de muita gente. Pais e crianças vão ser melhor acomodados com a enfermaria de pediatria revitalizada”, conclui.
O próximo passo será reformar o pronto-socorro da clínica médica. As mudanças no local já estão em fase inicial e devem ser concluídas ainda em 2024.

 

Guará vai sediar conferência distrital de saúde

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES), que antecede à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES). A conferência será realizada na Escola Técnica do Guará, no dia 23 de maio, das 8h às 18h, e será aberta somente aos inscritos com antecedência, através do link https://forms.gle/Rv2XeDaebjU123DM6.
A 2ª CDGTES é um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, com objetivo de discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia. A conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, e debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde.
O tema central da conferência, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, guiará as discussões dos três eixos temáticos que serão debatidos: democracia, controle social e equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; trabalho digno e democrático no SUS; e educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer.