Hackacity Guará – Ideias inovadoras começam a tomar forma

Mentorados da incubadora de projetos do Guará apresentaram suas soluções na primeira rodada de pitch, no Porks Guará

Na última segunda-feira, dia 13 de maio, o ambiente vibrante do Porks Guará foi palco para a primeira rodada de apresentações dos mentorados da Incubadora Hackacity Guará. Diante de uma plateia composta por entusiastas da inovação, especialistas e colegas de jornada, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ideias que vinham desenvolvendo ao longo do programa. Sob os olhares atentos dos presentes, foram defendidas dez propostas inovadoras, cada uma representando um passo na jornada empreendedora de seus idealizadores.

A atmosfera colaborativa do evento proporcionou não apenas a exposição das ideias, mas também um espaço para sugestões e feedbacks valiosos por parte dos especialistas em inovação presentes. Este encontro marca a primeira etapa de uma jornada de seis meses de incubação, durante a qual qualquer empreendedor pode transformar suas ideias em realidade. Desde o lançamento de uma nova empresa até o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores, a Incubadora Hackacity Guará oferece suporte e orientação por meio de mentorias especializadas.
Entre as ideias apresentadas destacam-se iniciativas abrangendo diversas áreas, como o reaproveitamento de materiais orgânicos, a sistematização do plantio de árvores do cerrado, e até mesmo um sistema de ensino da arte da costura, capitalizando a vocação do Polo de Moda local. Outro exemplo de projeto é uma escola de capacitação e qualificação que oferta cursos para as áreas de Comunicação, Artes e Liderança, além de ter um projeto social que atende jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.
Essas propostas refletem o compromisso dos participantes em contribuir para a melhoria da comunidade do Guará, abordando questões como mobilidade, gestão de resíduos, espaços públicos e cooperação comunitária – temas recorrentes nas iniciativas do Hackacity Guará.
Além das aulas regulares, que acontecem às segundas-feiras no auditório da Administração do Guará, os participantes têm acesso a mentorias com especialistas de diversas áreas, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento e aprimoramento de seus projetos. Cristiane Pereira, gestora do Hackacity Guará, ressalta a importância dessas mentorias para o desenvolvimento acelerado dos projetos, enfatizando a contribuição de mentores do mercado e do governo na resolução de desafios e no refinamento das ideias.

Para Alexandre Villain, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), o Hackacity Guará proporciona um ambiente favorável para a necessidade local. “Eu considero que esse projeto traz um fortalecimento, aproximação e consolidação do ecossistema de inovação do Guará e região, estimulando, com um olhar para a realidade da região, as iniciativas de empreendedorismo, de forma conjunta, a se articularem e gerar proximidade com universidades e com o governo, promovendo uma sinergia de resultados à qual damos o nome de hélice tríplice da inovação. Essa iniciativa é muito positiva.”, enfatiza Alexandre.
Experiência

Um próximo marco da Incubadora Hackacity Guará é a Experiência Hackacity Guará, marcada para os dias 20 e 21 de julho na Escola Técnica da cidade. Este evento gratuito e aberto ao público apresentará uma mostra dos projetos desenvolvidos pela incubadora, além de palestras, workshops e um hackathon focado na busca por soluções para os desafios enfrentados pela cidade. A Experiência Hackacity Guará promete ser um espaço de conexão e inspiração para todos os interessados em contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e inovadora.
O Hackacity Guará é uma iniciativa do Codese-DF, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Administração do Guará e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.