Em busca da “bomba” perfeita

Amigos fazem sucesso no TikTok provando e avaliando o sanduíche mais tradicional do Guará

João Biondi, Pedro Alves e Moema Miranda são amigos desde a infância. Moradores do Guará, os comunicadores têm viralizado nas redes sociais (ojoaobiodi) ao fazer avaliações da refeição mais icônica da cidade: a bomba.
O sanduíche nascido no Guará e hoje espalhado por todo o Distrito Federal é objeto da curiosidade do trio há tempo, mas apenas em abril desde ano passou a ser personagem de uma saga, a busca pela melhor bomba do Guará.


“Sempre consumi muita bomba, por ser prático, barato e perto de casa. A ideia de descobrir a melhor bomba da cidade é antiga”, conta João. O amigo Pedro se mudou para o Canadá pouco antes da pandemia, o que fez com que a ideia fosse adiada. Com o retorno do amigo, João chamou Moema, que é vegetariana, para provar também a versão dos sanduíches sem carne (normalmente com queijo, ovo, salada, milho e batata palha, mas há lanchonetes que incluem palmito, cheddar e até banana).
A primeira postagem no TikTok aconteceu no dia 8 de abril e logo o trio percebeu o interesse das pessoas. “Há uma conexão afetiva muito forte com as bombas. Todo mundo tem uma história lanchando. É certamente a refeição mais querida do Guará e de todo o DF. Tem gente de todo o Brasil comentando. Assim, descobrimos que no maranhão e Piauí a bom é um salgado e em Goiânia chama-se Pitdog”, surpreende-se Pedro Alves.

Provando
Eles percorrem as lanchonetes do Guará, e em breve de todo o DF, avaliando a apresentação, o sabor, a qualidade dos ingredientes e as maioneses. “Algumas lanchonetes oferecem a bomba por um preço menor, mas a qualidade é pior, por isso ficamos atentos ao custo/benefício de cada refeição”, explica João. Os comunicadores sempre pedem os trios (o sanduíche, a batata e a Coca-Cola) e avaliam o conjunto completo, incluindo o local onde são servidos. Claro que a maionese verde é um dos quesitos avaliados. O molho típico está presente em todas as lanchonetes, e algumas oferecem ainda as versões com alho e apimentada.
“Acabamos atingindo um número incrível de pessoas que nos sugerem locais para visitar, contam suas histórias e dividem as opiniões. Agora estamos recebendo tiktokers de todo o DF para provar as bombas conosco e quando encontrarmos a melhor bomba do Guará, vamos começar a provas as bombas de outras cidades do DF”, revela João. “Queremos dividir histórias com nossos seguidores, partindo da história do prato mais típico do Guará”.