Fest Rock Brasília consagra comemoração do Dia do Rock Brasiliense

Evento idealizado pelo Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) promove trabalho de bandas de rock autoral neste fim de semana

Responsável pela lei que declarou o rock brasiliense Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal e, mais recentemente, da que incorporou o Dia do Rock Brasiliense – 27 de março – ao calendário oficial da capital federal, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) está na luta pela valorização das bandas autorais. Neste fim de semana, ele participa do Fest Rock Brasília, que ocorre na Torre de TV.

Ricardo Vale é um dos idealizadores e apoiador do festival. A proposta surgiu após reuniões com o Setorial Cultura Rock, durante a organização das comemorações do primeiro Dia do Rock Brasiliense, após a sanção do Executivo local este ano. Na ocasião, Vale falou da importância de artistas e produtores culturais se apropriarem da data para dar visibilidade às bandas e aos grupos. “A geração 1980 ganhou muita notoriedade e nos orgulha, mas nossas cidades continuam gestando artistas de altíssima qualidade. O desafio é projetar esses talentos e os festivais são ótimas oportunidades. Espero que o Fest Rock seja o primeiro de muitos outros e que o GDF e iniciativa privada também façam esse movimento de apoio”, defende o parlamentar.

 

Potência musical

O festival recebeu mais de 200 inscrições no chamamento público, realizado entre os dias 20 e 29 de maio, e selecionou dezesseis bandas. Como o Fest Rock Brasília também tem a proposta de promover inclusão e diversidade do cenário rock do DF, oito das atrações têm vocal feminino, sendo duas formadas exclusivamente por mulheres, seis grupos têm pelo menos um integrante negro ou LGBTQIAP+ e quatro têm pessoas com deficiência (PCD) em sua composição.

A programação, cuja entrada é franca, ocorre no sábado (15/6), a partir das 16h, e no domingo (16/06), a partir das 15h. O line-up reúne 20 atrações, que subirão ao palco do maior festival de rock autoral do Distrito Federal e Entorno.

Além dos novos nomes, quatro bandas veteranas, que estavam paradas e voltaram para uma apresentação especial: 5 Generais, Nata Violeta, Pravda e Brasília Metal Legends, grupo que reúne musicistas diversos para homenagear bandas de heavy metal brasiliense dos anos 1980 e 1990.