Nascido em 2018 com o propósito de ressignificar o Setor Comercial Sul, no Plano Piloto, ao trazer para o espaço uma nova maneira de se relacionar com a cidade, o Festival Beco Elétrico assume um novo formato, atravessa o Eixão Sul e desembarca novamente no Guará. A iniciativa conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo.
De escopo estruturado sobre as distintas narrativas da cultura eletrônica de ritmos periféricos, o Festival chega à Casa de Cultura do Guará e Teatro de Arena do CAVE, no dia 13 de Julho de 2024, de 20h às 08h com a 6ª edição do Festival Beco Elétrico. Inquieta e a fim de alcançar novos públicos, a organização adequou mais uma vez projeto para apresentar duas pistas nesse local de grande importância para o Distrito Federal.
O evento contará com apresentações musicais locais e nacionais, instalações de arte interativas, cenografia imersiva e performance. Reunirá tanto os DJs do Beco: Madamy, Leriss, Cxxju, Giograng, Confronto Soundsystem e Lascasas, como artistas convidados de mais de quatro estados diferentes: Slow B2B Encanto, Aya Ibeji, Fortunato, Cadelacéu, Jwellz, Holândes, Shigara e Meduna. Também contará com performances da Cia Mutum, Tifani, T.O.M.A.D.A, Under7 e Versão Brasileira.
Durante o Festival Beco Elétrico será oferecida assistência personalizada para pessoas com deficiência e com necessidades específicas, conduzida por Daniela Louvores, produtora de acessibilidade, contará com guias para pessoas com deficiência visual, atendimento PCD e tapadores de ouvido para autistas. A entrada para esse público será facilitada, exclusiva e gratuita, mediante cadastro disponível nas redes sociais do Beco.
O Beco Elétrico promove em sua programação a Mesa Redonda sobre Saúde Mental dentro do âmbito cultural a partir de um encontro entre profissionais da saúde, agentes culturais e comunidade em uma roda de conversa. Esta conversa acontecerá dia 11/07/2024 (quinta-feira) no espaço Pala Conic às 20h. A entrada será gratuita e aberta ao público. O objetivo é compor diálogo para compartilhar os conhecimentos no campo da saúde mental. Serão abordados os temas referentes as políticas públicas e a visão antirracista, as estratégias e programas de saúde. A mesa evidenciará a relevância de estimular o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para esse contexto e propagar o debate acerca da importância da saúde mental em contextos culturais.
A mesa organizada pelo Mandato do Deputado Fábio Félix em conjunto com o Beco Elétrico será composta pelos participantes Andrea Gallassi, Giovanna Momenté, Keka Bagno, Thessa Guimarães e mediada pelo Coletivo Bateu de Redução de Danos. Após a conversa entre os participantes e o público, seguiremos com DJ Set do Beco Elétrico DJs no Pala Conic a partir das 22h.
Em 2018, o festival Beco Elétrico emergiu como resultado da colaboração de cinco coletivos independentes de música eletrônica do Distrito Federal: LIMBO, Confronto Soundsystem, SNM, Sujo e Sintra fm. Em suas duas primeiras edições celebramos um total de 10 festas, todos os sábados de junho, gratuitamente, no Beco da CAL, no Setor Comercial Sul. No turbulento ano de 2020, o festival se reinventou com uma edição virtual que atingiu um público de mais de 10.000 espectadores. Além de entreter, arrecadamos impressionantes R$13.000 em recursos e R$2.000 em materiais essenciais de higiene e alimentação, destinados às pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul, em resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Esta edição também reuniu talentosos artistas visuais e apresentações memoráveis de 11 DJs. A partir de então foram realizados três eventos com apoio do FAC, com total excelência e entrega impecável.