No dia 20 de julho, das 13h às 17h, a quadra da QI 16 do Guará I, será palco da primeira edição do “Quintal da Dona Clarice”, um projeto cultural itinerante e mensal que celebra a vida e o legado de Maria Clarice Gomes de Souza, carinhosamente conhecida como Dona Clarice.
Mulher negra, carioca, mãe de oito filhos e esposa de Alvinho, sambista e presidente de blocos carnavalescos, Dona Clarice transformou sua casa na QI 16 em um ponto de resistência cultural durante a ditadura militar. A residência tornou-se um ponto de encontro para a juventude, onde figuras importantes do samba no Distrito Federal, como Sacramento, Pará e Sinval Mascarenhas, se reuniam para ensaios e celebrações.
O projeto visa homenagear Dona Clarice e Alvinho, promovendo rodas de samba e apresentações culturais itinerantes, além de fomentar a participação comunitária e a continuidade das tradições culturais locais. A primeira edição contará com o famoso angu à baiana, preparado pela própria Dona Clarice, e uma roda de samba com participações especiais.
A expectativa é reunir moradores do Guará, amantes do samba e da cultura popular, e apreciadores da culinária tradicional.