Desde 2018, os advogados que moram ou trabalham no Guará contam com o suporte de uma subseção da Ordem dos Advogados do DF, que inicialmente foi instalada como sala de apoio no prédio do Fórum, no Cave, mas em agosto de 2021 passou a funcionar na sede própria na QE 7, no prédio do banco Santander.
Criada na gestão do presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, falecido em abril, de câncer, a subseção também tem o objetivo de aproximar a categoria da comunidade, através de prestação de serviços e promoção de eventos educacionais e sociais. Em julho, a Subseção do Guará promoveu uma concorrida festa julina no Guará II, além de encontros e almoços no Clube dos Amigos (Cave).
De acordo com o presidente da Subseção Guará, Handerson Almeida, as unidades regionais da OAB/DF obedecem a três pilares: apoio, defesa e valorização da advocacia, com ênfase na jovem advocacia e na mulher advogada; aperfeiçoamento da advocacia e da comunidade por meio de cursos, palestras e workshops; e construção de relações institucionais com o judiciário, o Ministério Público, a administração e a sociedade civil organizada. “A Subseção também busca fomentar o comércio local através do Projeto OAB+Parcerias, que oferece benefícios exclusivos para advogados e seus dependentes, incentivando o consumo na região”, explica.
A Subseção do Guará possui uma sede equipada para atender tanto advogados quanto à comunidade. A estrutura inclui uma recepção, um auditório para 35 pessoas, três baias com computadores, três espaços para notebooks, salas de atendimento para audiências virtuais e outros serviços, além de uma sala de reunião de diretoria. Além da sede, há uma Sala de Apoio no Fórum do Guará, que dispõe de computadores e assistência para a advocacia.
Atividades e Parcerias
A Subseção organiza eventos diversos, como cursos e workshops, e mantém 34 comissões temáticas que atuam em áreas como Direito Empresarial, Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e Direitos das Mulheres. “Oferecemos também o projeto OAB+Parcerias, recentemente lançado, que cria uma rede de vantagens para advogados e seus dependentes, beneficiando tanto a advocacia quanto o comércio local. Os estabelecimentos parceiros recebem adesivos de identificação e os advogados têm acesso a descontos exclusivos, incentivando o fortalecimento da economia local”, diz ele.
Advogado militante há dez anos, Handerson Almeida não confirma se será candidato à reeleição de presidente da Subeção Guará nas eleições gerais da Ordem dos Advogados do Brasil em setembro (confirmar a data). “Desde 2014 estou dentro do Sistema OAB para implementar ideias e projetos que acredito serem importantes para a advocacia do DF e para a comunidade. Como nasci no Guará, tenho o prazer e o orgulho de servir à minha comunidade, inclusive com o apoio de um grupo de advogados que também nasceram aqui”, diz.