A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu sessão solene para homenagear os Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Conseg). A iniciativa da solenidade partiu do deputado Roosevelt Vilela (PL), que destacou a importância dos conselhos para a sociedade. “Hoje é um dia para refletir sobre como fazemos segurança com inteligência na nossa cidade. Os sistemas evoluíram e hoje tratamos o tema de forma transversal. Por exemplo, o mato alto e a falta de iluminação nas cidades causam insegurança. Os ambientes desorganizados contribuem para a desordem. Daí a importância dos conselhos integrados às comunidades”, observou Roosevelt Vilela.
O distrital também saudou a intenção do Governo do Distrito Federal de criar uma subsecretaria dos Consegs no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do DF. Flávia Portela, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, definiu a função primordial dos conselhos comunitários de segurança na sociedade. “É um espaço democrático para que a comunidade se reúna dentro do conceito de segurança cidadã. O manual do Conseg diz que somos o elo entre a sociedade e o poder público. Acredito que somos muito mais do que isso. Eu faço parte de um grupo que acredita que os Consegs são muito mais que meros repassadores de queixas dos cidadãos. Por isso temos a Feconseg, que é uma federação dos consegs do DF e Entorno, com pessoas experientes na área de Conselhos Comunitários de Segurança. Acreditamos que podemos contribuir com uma sociedade mais humana, eficiente, segura e justa, enfatizou Portela.
Oito moradores do Guará foram homenageados: Tenente-Coronel Adauton Santana da Conceição (ex-comandante do 4º BPM), Tenente-Coronel Carlos Henrique Costa de Oliveira (Atual comandante do 4º BPM), Herbert Medeiros Léda (delegado da 4ª DP), Marcelo Cassiano de Oliveira (ex-presidente do Conseg Guará), Maria Gleide Soares de Melo (ex-membro da diretoria do Conseg Guará), Patrícia Calazans Oliveira (ex-membro do Conseg Guará), Simone Vaz de Holanda (membro do grupo Feminicídio Não do DF) e Zuleika Lopes (Blog da Zuleika).