A área próxima à 4ª Delegacia de Polícia vai ganhar um novo estacionamento com 91 vagas, para atender ao movimento de veículos dos clientes da galeria da A Casa Brasileira e dos comércios da primeira rua da QE 26. Os serviços de terraplanagem tiveram início na segunda-feira (23 de setembro) e estão sendo executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com o apoio da Administração Regional do Guará. A previsão é de que até o fim de outubro a obra seja entregue.
Além de beneficiar os frequentadores do local, que enfrentam dificuldades diárias para deixar os automóveis nas proximidades da QE 23/25, a obra reforça a acessibilidade no centro do Guará II, de acordo com a Administração do Guará. Com aproximadamente 2.500 metros quadrados de pavimento, o projeto do novo estacionamento, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), prevê o plantio de novas mudas nativas do Cerrado.
O projeto prevê também a construção de rampas que para facilitar a lomoção de idosos e pessoas com deficiência. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará a sinalização completa do local, quando o estacionamento estiver concluído. Após a obra, as calçadas próximas às edificações terão passeios livres de 2 metros de largura para circulação em quase toda a avenida. Algo bem diferente de antes da reforma, quando os pedestres precisavam disputar espaço com os veículos.
“Mais uma demanda da população do Guará atendida. No total, iremos construir mais de 20 estacionamentos em toda a cidade nos próximos meses. Nossa gestão tem trabalhado para melhorar a acessibilidade, a segurança e a comodidade dos motoristas e pedestres. O trabalho não para”, destacou o administrador do Guará em exercício, José Manoel Neto.
Reflorestamento na QE 34
A Administração do Guará também se manifestou pelas redes sociais sobre a construção de um novo estacionamento na QE 34, que era uma demanda de mais de 10 anos de moradores e comerciantes da quadra. “A Administração Regional do Guará informa que a construção do estacionamento estava prevista no novo projeto urbanístico da quadra, os moradores solicitavam há mais de dez anos. Para a execução, foi necessária a remoção de algumas árvores de espécies não pertencentes ao cerrado. Nas próximas semanas, no mesmo local, está previsto o plantio de árvores nativas do cerrado”, diz à nota enviada à imprensa e compartilhada no Instagram oficial da Administração do Guará (@adm.guara).