Sinalização 100% renovada

Guará será a primeira das 35 regiões administrativas do DF a ter novas placas de endereçamento, sinalização de lotes institucionais e vias públicas em todos os pontos da cidade

Guará será a primeira cidade em todo o Distrito Federal a atingir 100% da sinalização vertical totalmente renovada. A ação é uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), que intensificou a instalação de novas placas de endereço na cidade nos últimos dias. Além das áreas residenciais, escolas, vias públicas e prédios institucionais também passarão por uma ampla substituição na sinalização.
Desde 2023, o administrador regional Artur Nogueira atuou pessoalmente para o investimento de mais de R$ 900 mil do Governo do Distrito Federal (GDF) em placas de endereçamento no Guará. O projeto é amplo e prevê a instalação de cerca de 1.500 novas placas em toda a cidade até o fim deste ano. O serviço abrange uma série de procedimentos, desde a simples troca do adesivo, colocação no prumo e aplicação de novas camadas de pintura até a instalação de sinalizações novas.
Nas últimas semanas, além de avenidas e áreas comerciais, o Polo de Moda, a QE 38, QE 48, QI 18, QE 17, QE 28 e a QE 09 ganharam novas sinalizações. A instalação de placas contemplou, ainda, as novas quadras da região administrativa, QEs 50, 52, 54, 56 e 58
“Há mais de 15 anos, a nossa cidade não recebia uma substituição tão expressiva de novas placas. Mais sinalização e mobilidade para a população. No Guará I, praticamente todas as quadras já receberam nova sinalização”, comemora Artur Nogueira.
De acordo com a engenheira Maria Luzia Ferreira Borges, gerente de sinalização urbanas do DER, “as placas de endereçamento são importantes para facilitar a circulação de todos. Do entregador de pizzas ao motorista da ambulância. Todos serão mais eficientes se houver uma boa sinalização”.


Papel social

O superintendente de Operações do DER, Murilo de Melo Santos, destaca a função social das placas de endereçamento. Segundo ele, a manutenção contínua das sinalizações contribui significativamente para a organização e a fluidez do tráfego, promovendo a segurança e a comodidade dos usuários das vias urbanas. “Sem sinalização, a mobilidade fica prejudicada”, enfatiza. “Elas têm uma função social muito importante, garantindo que as pessoas se desloquem e tenham acesso a inúmeros serviços – polícia, bombeiros, Samu e até coisas mais simples como entregas dos Correios”, prossegue Murilo.

População atendida

O superintendente de Operações do DER, Murilo de Melo Santos, explica ainda que o órgão atua em várias frentes para garantir a eficiência da sinalização de endereçamento no Distrito Federal. “A instalação dessas placas ocorre por vários meios: temos demandas recebidas da Ouvidoria, em que o próprio cidadão solicita o reparo ou substituição da placa danificada, e por meio das administrações regionais, disse Murilo.
Caso a sua quadra ainda não tenha sido atendida, as solicitações podem ser feitas pelo número 162 ou no site www.participa.df.gov.br.