Guará ganha nova biblioteca pública

Num espaço mais amplo, mais bem localizado, biblioteca passará a funcionar na sede da Administração Regional e terá capacidade para receber o dobro de público das instalações antigas na Casa da Cultura

A nova Biblioteca do Guará será realocada da Casa da Cultura para o prédio-sede da Administração Regional, para oferecer um ambiente mais amplo para os estudantes e frequentadores. Os trabalhos de manutenção chegaram a 90% de conclusão nesta semana e a novidade vem gerando muitos comentários positivos da população guaraense nas redes sociais.

“Vai ser muito positiva essa mudança. É um investimento muitíssimo bem-vindo para a nossa cidade essa viabilização de espaços públicos para o estudo e para a cultura. A atual estrutura deseja a desejar, mas tenho certeza de que a nova biblioteca será nota 10”, afirmou a professora de ballet Ana Silva.

O novo local oferecerá um espaço moderno, com capacidade para atender melhor a comunidade, além de priorizar a acessibilidade. Com um acervo diversificado, a Biblioteca contará com uma sala de leitura e estudo e uma sala de descanso. Ar-condicionado, novos móveis, wi-fi e aperfeiçoamentos na acústica também integram o projeto, que terá o investimento de R$ 240 mil, com recursos da própria Administração Regional do Guará. Outra novidade é um espaço infantil inclusivo para a criançada.
“Mais uma conquista GDF para a nossa cidade. Esse era um pedido de mais de 20 anos da comunidade e dos estudantes. A biblioteca vai funcionar próximo ao auditório – que também foi totalmente reformado recentemente. Uma das maiores conquistas é que o novo local terá a capacidade para receber o dobro de público atual”, explica o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Gestora pública no Instituto Federal de Brasília (IFB) e intérprete de libras, Ana Carolina avalia que o espaço atual é importante para os seus estudos, mas está otimista com o novo espaço. “É um local maravilhoso, agradável. Mas será muito bom ter um ambiente ainda melhor para atender às necessidades da população. É um investimento muito importante, principalmente para atender a comunidade surda, é uma oportunidade de avanço para o Guará”.

Para a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília e coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, Marmenha Rosário, o Guará merece o investimento. “Nosso trabalho é justamente esse: apoiar a iniciativa das administrações regionais que valorizam o espaço público e cultural das bibliotecas do DF. A Administração do Guará não poupou esforços para poder oferecer um espaço totalmente revitalizado e que possa atender mais pessoas na cidade. É uma alegria muito grande poder contribuir nesse projeto tão importante para o Guará”, ressalta Marmenha Rosário.

População elogia
O advogado Leandro Lopes usou o Instagram para exaltar a novidade. “Eu nasci no Guará e acho que é a primeira vez que vejo uma ação espetacular dessas. Eu sempre falo: se você quer ser quer ser uma pessoa culta, vá para a biblioteca. Parabéns!”. Pelas redes sociais, a moradora Juliana Castro também elogiou a ação. “Que legal! Tenho uma princesa de cinco anos e um bebê de três meses. Desejo implementar o hábito de frequentar biblioteca, tal qual fiz durante a minha infância. Com o novo espaço, isso será possível! Parabéns aos envolvidos pela excelência.”

“É isso: o Guará precisa de investimento na cultura”, celebrou a fotógrafa Consuello Alves.