Criado para ser um elo entre a polícia militar e a comunidade local, o programa acabou superando as expectativas em relação à proposta inicial. Ao completar 9 anos de atividades – ficaram três anos interrompidas na pandemia da Covid 19 – o programa Prevenindo com Arte, oferecido pelo 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará, atende mais de 2 mil moradores, com atividades esportivas e sociais. E melhor, gratuitas.
Desde sua criação, o programa já atendeu mais de 6 mil pessoas, entre crianças, jovens e idosos. Referência em Brasília, o projeto é gratuito e oferece aulas em 17 modalidades esportivas, como capoeira, futebol, defesa pessoal, judô e treinamento funcional.
Para o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Carlos Henrique Costa de Oliveira, o principal objetivo do programa é criar um vínculo de confiança entre a comunidade e a Polícia Militar, além de prevenir a criminalidade. “Queremos evitar que adolescentes e jovens entrem em contato com o mundo do crime, enquanto mostramos aos adultos que a polícia é parceira da comunidade”, diz o oficial.
Além das atividades esportivas, o projeto atua com palestras e ações sociais, incentivando hábitos saudáveis, condutas positivas e o desenvolvimento físico e emocional dos participantes.
As aulas são realizadas em uma área com quadra poliesportiva, campo sintético e tatame, sob a supervisão de professores voluntários. Para o sargento Giovanni Cléber Almeida de Sousa, coordenador e idealizador do projeto, o compromisso com qualidade e infraestrutura tem levado alunos a se destacarem em competições. “Temos atletas que começaram aqui e hoje competem em torneios regionais e nacionais”, ressalta.
Um exemplo é Mariza Zeymer, 45 anos, que encontrou no parataekwondo uma nova paixão. Desde que iniciou as aulas no programa, ela conquistou três medalhas em competições regionais e duas em torneios nacionais. “Foi emocionante acompanhar sua evolução. Em pouco tempo, ela já estava competindo em alto nível”, conta a professora de parataekwondo Kátia Gomes.
Para Mariza, o esporte se tornou parte essencial de sua rotina. “Eu gosto muito das aulas e de competir”, compartilha a atleta, que treina duas vezes por semana. O pai dela, Luiz Antônio Zeymer, também percebe os benefícios. “Ela está mais calma e sociável. O convívio no projeto faz toda a diferença”, relata.
O 4º Batalhão também tem feito a diferença na vida de Miguel Messias, 8 anos, que começou a frequentar as aulas de futebol há dois anos. Sua mãe, Alessandra Messias, 39 anos, destaca a evolução do filho: “Ele era tímido no início, mas hoje está empolgado e mais confiante”. A animação de Miguel também inspirou o irmão caçula, Mike, 6 anos, a se juntar ao programa. “Sou muito grata ao projeto e sempre recomendo para outros pais”, afirma Alessandra.
Sobre o projeto
Lançado em 2015, o Prevenindo com Arte nasceu da ampliação de projetos sociais esportivos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A iniciativa oferece um espaço de convivência e aprendizado que busca reduzir a agressividade, promover a tolerância e incentivar hábitos saudáveis, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes e o fortalecimento dos laços comunitários com a polícia.
O programa também se dedica a disseminar valores como cidadania, cordialidade e cooperação, promovendo ações preventivas e educativas que reforçam o papel social do esporte.
Como participar
As inscrições para o Prevenindo com Arte para este ano já foram encerradas e vão reabrir em março de 2025. Mais informações pelo número (61) 99976-5926.