Empresas do DF ganham consultoria e capacitação digital

Lançado na terça (3), o Programa de Mentoria para Transformação Digital vai impulsionar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas do setor industrial no DF e Entorno

Foi lançado, nesta terça-feira (3), o Programa de Mentoria para Transformação Digital, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF). Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), que investiu R$ 900 mil, o objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento digital de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do setor industrial no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).

Com a participação de 60 empresas selecionadas por edital, o programa tem duração de seis meses e está dividido em cinco etapas. As atividades incluem diagnósticos de maturidade digital, capacitações mensais, mentorias personalizadas e acompanhamento técnico. O objetivo é preparar as empresas para adotar soluções tecnológicas que aumentem sua competitividade e promovam a sustentabilidade no cenário econômico atual.

Segundo o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, a transformação digital deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade estratégica para o crescimento das empresas e para o fortalecimento da economia local.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, destacou o potencial do programa: “Tenho certeza de que todos estarão em excelentes mãos, porque os programas da Fibra são de excelência”, disse.

Ao final do projeto, será realizado um estudo para medir os impactos da iniciativa e identificar casos de sucesso. Os organizadores esperam que as empresas participantes sejam capazes de implementar novos modelos de negócios, utilizar ferramentas digitais com eficiência e se integrar ao ecossistema de inovação local.

Além da Fibra, integram o comitê gestor a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o Sebrae-DF, a Finatec e a Universidade de Brasília (UnB).