Após o início da terraplenagem do terreno no final de dezembro, a construção do Hospital Clínico Ortopédico do Guará ganhou novo impulso esta semana, com o começo da montagem do canteiro de obra por parte da empreiteira que vai executar o projeto. De acordo com o contrato da obra, o prédio será entregue entre março e abril de 2027, e, depois de equipado, vai começar a funcionar seis meses, pela previsão da Secretaria de Saúde.
A construção do Hospital Clínico Ortopédico, que terá 160 leitos, vai custar R$ 174 milhões, e mais cerca de R$ 30 milhões para ser equipado. A obra está sendo coordenada pela Novacap e vai gerar cerca de 500 empregos.
O HCO terá perfil de assistência em ortopedia, com atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea. Dos 160 leitos, 90 serão de ortopedia, 50 de clínica médica e 20 de UTI adulta. A unidade também vai dispor de atendimento ambulatorial, internação ortopédica, centro cirúrgico, apoios diagnóstico e terapia e de nutrição e dietética, bem como uma farmácia hospitalar e centrais de Material Esterilizado (CME) e de Ensino e Pesquisa.
A área principal está dividida em quatro blocos. O primeiro será destinado a ensino e pesquisa; o segundo é uma área de circulação; o terceiro é o coração do hospital, onde ficam o ambulatório, os leitos de internação e o centro cirúrgico; enquanto o quarto bloco abriga as estruturas de água, energia e esgoto. O hospital terá também auditório, anfiteatro e uma capela, além de estacionamento para os pacientes e funcionários.
Localizado em um terreno de 70 mil m², entre o Parque Ezechias Heringer e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, no Guará II, o HCO será dividido em quatro blocos interligados, oferecendo 160 leitos, centro cirúrgico, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório. A área externa contará com anfiteatro, auditório, capela e estacionamento para funcionários e pacientes. Este hospital será uma referência em ortopedia e pediatria, atendendo exclusivamente pacientes encaminhados por outras unidades da rede pública.
Selo verde
A construção também foi pensada no meio ambiente. O Hospital do Guará terá climatização e iluminação naturais, reutilização de águas pluviais e área verde, seguindo as diretrizes do Certificado Leed, selo verde, concedido a construções sustentáveis em todo o mundo.
O prédio foi pensado de forma sustentável. Para tanto, vão utilizar água captada da chuva nas descargas dos banheiros e para regar as áreas verdes. Serão criados pátios e jardins em locais estratégicos para garantir ventilação e iluminação naturais.
Além disso, placas fotovoltaicas vão permitir que a energia consumida pelos equipamentos do hospital seja produzida pelo próprio prédio. Por fim, o uso da eletricidade será otimizado com lâmpadas munidas de sensores de pre-
sença.