Em fase de consolidação, o setor que abriga seis novas quadras (QEs 48, 50, 52, 54, 56 e 58), prevista para receber cerca de 5 mil novos moradores, vai ganhar dez novas praças. Os espaços públicos terão quadras esportivas, horta comunitárias e espaço para pets, além de acessibilidade total. Detalhes do projeto foram apresentados na segunda-feira (20 de janeiro) pelo diretor Técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho, e pela gerente de Projetos, Bianca Pereira. A chefe de Gabinete em exercício da Administração do Guará, Bruna Rocha, também acompanhou a reunião.
“O projeto está divido em três fases. A licitação para a primeira etapa já está em andamento e as primeiras praças devem ser entregues até outubro deste ano. Mais lazer e qualidade de vida para a nossa cidade. Agradecemos ao governador Ibaneis Rocha, à vice-governadora Celina Leão, ao deputado federal Gilvan Máximo e ao presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, por mais essa conquista para a nossa cidade”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.
A da QE 56 estará entre as primeiras praças a serem entregues. O local passará por uma reforma para ganhar novas áreas de convivência arborizadas e equipamentos de lazer. O projeto, elaborado pela Terracap, foi aprovado pela Portaria nº 141 da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em dezembro do ano passado. A iniciativa tem como objetivo transformar o espaço público em uma área acolhedora para a população local. Para isso, a praça será dividida em quatro zonas principais: um espaço de permanência, área esportiva com duas quadras de areia, um espaço para pets e um parquinho infantil.
Intervenções planejadas
O espaço de permanência será localizado na parte mais alta da praça, com mesas de concreto, uma pérgola e arborização. As demais áreas estarão conectadas por caminhos internos, cercados por canteiros gramados.
O parquinho infantil contará com brinquedos amplos, incluindo opções acessíveis para cadeirantes. Ele será delimitado por um banco circular, que servirá de apoio para os cuidadores das crianças, e cercado por um pomar de amoreiras, cajuzinhos-do-cerrado e faveiros.
A área esportiva terá duas quadras de areia e bancos laterais para o conforto dos espectadores. Elas serão cercadas, garantindo segurança para os usuários. Já o espaço para pets será revestido com grama batatais, adequada para atividades ao ar livre e resistente ao uso intenso.
Arborização
O projeto prevê o plantio de árvores de médio e grande porte, como pau-ferro, vinhático, angico-branco, sucupira do cerrado, oiti e cabeleira, com o objetivo de proporcionar sombreamento nos caminhos e nas áreas de convivência. Além disso, a praça será equipada com paraciclos, lixeiras e bancos com encosto, oferecendo conforto e funcionalidade para os usuários.
Investimento em infraestrutura
Desde janeiro de 2023, no início da gestão do administrador do Guará, Artur Nogueira, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu 17 milhões leva infraestrutura na região das novas quadras. Entre as ações estiveram serviços de drenagem pluvial com a construção de mais de 11 mil metros de rede e de 116 bocas de lobo, de pavimentação de 8,6 km, de implantação de mais de 70 vagas de estacionamentos e de assentamento de 24,9 mil metros meio-fio, além da sinalização.